O nativismo invade a Capital das Missões

  • Um dos maiores festivais do gênero do Rio Grande do Sul iniciou na quinta-feira, 27, e prossegue até o domingo, 29

    Assunto: Canto Missioneiro  |   Publicado em: 31/03/2014 às 15:06   |   Imprimir

O nativismo ecoa pelos quatros cantos de Santo Ângelo, desde a última quinta-feira, 27. O 7º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 6º Canto Piá Missioneiro transformaram a Capital das Missões na "capital do nativismo".
O som de gaitas, violões e acordes invadiram o Centro Histórico e as letras das canções inéditas relembraram a história de lutas e conquistas dos povos missioneiro e gaúcho. As belas interpretações arrancaram aplausos do público presente na Praça Pinheiro Machado.
Assim foram os primeiros espetáculos de um dos principais festivais nativistas do Rio Grande do Sul, nesta edição apresentado por Liliana Cardoso, Fabiane Oliveira e Felipe Menezes.
O 7º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 6º Canto Piá Missioneiro são realizados pela Nova Produções e Eventos em parceria com a Prefeitura de Santo Ângelo - através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude -, e incentivo do Sistema Pró-Cultura da Secretaria do Estado de Cultura do Rio Grande do Sul.

ABERTURA
Autoridades, lideranças e comunidades em geral prestigiaram na quinta-feira, 27, a abertura oficial do 7º Canto Missioneiro na Praça Pinheiro Machado, localizada no Centro Histórico. Entre os participantes estavam o presidente de honra do festival, prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres; o presidente da Câmara de Vereadores, Diomar Formenton; o presidente do 7º Canto Missioneiro da Música Nativa, secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Mário Simon; o produtor Executivo, Jairo Reis e representando a Secretaria Estadual de Cultura, o integrante do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Leoveral Golzer Soares.
Em pronunciamento o presidente do 7º Canto Missioneiro, secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Mário Simon, destacou a atuação de todas as equipes envolvidas no trabalho de organização do festival. Simon salientou ainda que o número de inscrições superou as expectativas iniciais e os destaques foram o Canto Piá e a Etapa Local.
De acordo com o secretário de Cultura, Lazer e Juventude e Lazer, nesta edição foram 1.034 composições inscritas. Em 2013, o Canto Piá recebeu 26 músicas e em 2014 foram 54. Já na Etapa Local em 2013, foram 33 canções inscritas e nesta edição 60.
Uma das novidades no 7º Canto Missioneiro da Música Nativa é a premiação para as composições vencedoras da Etapa Local que é exclusiva para autores e intérpretes nascidos ou radicados em Santo Ângelo. No total, serão entregues R$ 5 mil em prêmios aos três primeiros colocados desta categoria.
Ao declarar aberto o 7º Canto Missioneiro, o presidente de honra e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, ressaltou que o palco ideal para a realização de eventos grandiosos como o Natal Cidade dos Anjos e o Canto Missioneiro da Música Nativa é a Praça Pinheiro Machado. Encerrando o pronunciamento, Andres anunciou oficialmente a realização da Programação de Páscoa de Santo Ângelo.
Além da projeção mapeada que retratará as 14 estações da Via Sacra, o evento contará com diversas atrações artístico-culturais. A programação deverá acontecer entre 11 e 21 de abril.
Após a abertura oficial do 7º Canto Missioneiro da Música Nativa e do 6º Canto Piá Missioneiro aconteceu apresentação de Rubilar Ferreira com participação especial e lançamento do CD "De pai para filho" de Arnóbio Bilia. Na sequência foram apresentadas as cinco primeiras canções que concorrem a final da Etapa Local do Canto Missioneiro e as oito primeiras músicas da Etapa Geral.

PROGRAMAÇÃO
A programação do 7º Canto Missioneiro da Música Nativa prosseguiu ontem, 28, no Teatro Antônio Sepp com show de Claudino de Lucca, apresentação de cinco músicas da Etapa Local e outras oito da Etapa Geral. O ponto alto foi a divulgação das composições finalistas do festival.
Neste sábado, 29, a programação será realizada novamente no Teatro Antônio Sepp. Às 14 horas acontece o show de abertura do 6º Canto Piá Missioneiro, que está a cargo de João Cócaro e grupo. Após serão apresentadas as 12 músicas concorrentes do Canto Piá Missioneiro - seis da Categoria Mirim e seis da Juvenil.
Às 19 horas acontece o show da final com a Família Maicá e às 19h30 reapresentação das 15 finalistas do 7º Canto Missioneiro da Música Nativa - as dez da Etapa Geral e as cinco da Etapa Local.
Às 22h30 sobe ao palco para fazer o show de encerramento Jorge Freitas e grupo. Para às 23h45 está programada a divulgação das músicas vencedoras e no início da madrugada de domingo, 30, deverá ser realizado o encerramento oficial.