Tudo pronto para o 10º Canto Missioneiro

  • Festival inicia nesta quinta e segue até sábado com 32 músicas classificadas e shows de músicos nativistas consagrados

    Assunto: Canto Missioneiro  |   Publicado em: 17/05/2017 às 13:41   |   Imprimir

Os dias que antecedem a realização da 10ª edição do Canto Missioneiro da Música Nativa e 9º Canto Piá Missioneiro foram de intensas atividades na Secretaria Municipal de Cultura, produtores e voluntários que auxiliam na organização do festival. O evento tem início nesta quinta-feira, 18, às 19h30min, no Teatro Municipal Antônio Sepp, e segue até sábado, com a grande final em palco montado no Largo da Catedral Angelopolitana. 
Na terça-feira, 16, a secretária de Cultura e presidente do festival Neusa Cavalheiro divulgou a ordem de apresentação das 32 músicas classificadas bem como os nomes dos intérpretes que defenderão as canções. Nomes consagrados da música gaúcha como Cristiano Quevedo, Jorge Freitas, Nenito Sarturi, Cristiano Fantinel, Nilton Ferreira e Érlon Péricles subirão ao palco do Teatro Antônio Sepp durante o Canto Missioneiro. 
A mesa de jurados também traz nomes consagrados do nativismo como o músico violonista, cantor e compositor Marcelo Caminha; o cantor e compositor Antônio Fontoura; Juca Moraes, compositor, letrista e poeta; Juliano Javoski, cantor e compositor; e o poeta, compositor e artista plástico Léo Ribeiro Souza. 
A secretária revela que espera um grande público nos três dias de festival. “É um evento de difusão da música gaúcha e tradicionalista já consolidado no Estado. Mesmo com pouco tempo para sua organização, acreditamos na grande presença do público”, disse. 
Com entrada franca, a sugestão dos organizadores é para que a população faça a doação de alimentos não-perecíveis que serão repassados aos lares de idosos, do Menino e da Menina, ou auxiliem na Campanha Agasalho, desenvolvido pelo Governo Municipal, através do Gabinete da Primeira-Dama. As doações da comunidade serão acolhidas no acesso ao Teatro, durante a realização do Canto Missioneiro. 
PROGRAMAÇÃO
A abertura oficial será às 19h30min de quinta-feira com a presença de autoridades locais e regionais; às 20 horas show com Confraria Recanto do Sabiá e, às 20h30min, apresentação das músicas classificadas na etapa local. Confira a ordem de apresentação:
ORDEM MÚSICA RITMO INTERPRETAÇÃO
01 Valores Canção Cláudio Vargas
02 A mendiga da Catedral Milonga Claudino de Lucca
03 O canto do quero-quero Chamamé Kerly Mess
04 Prelúdio de primavera Guarânia Rubilar Ferreira
05 Meu chasque missioneiro Vaneira Pedro Noly Moreira
06 De garupa Chote Ezequiel Paiva
07 Missioneiro sentimento Chamamé Grupo Alma de Galpão
08 Na Bossoroca é assim Rancheira Indio Beiéco
09 Paisagem que contemplo Canção Eduardo Maycá
10 Dois corações Milonga Fábio Oliveira

No segundo dia do Festival, na sexta-feira, 19, às 20 horas, tem início às apresentações das doze músicas classificadas na etapa geral. A noite encerra com show de Tiago Quadros e convidados. Ordem de apresentação:
ORDEM MÚSICA RITMO INTERPRETAÇÃO
01 Caa Yari Canção Grupo Chão de Areia
02 A cicatriz da fronteira Milonga Cristiano Quevedo e Jorge Freitas
03 Flor da Fronteira Vaneira Lincon Ramos
04 Legados Missioneiros Polca Missioneira Nenito Sarturi e Leonardo Sarturi
05 De encher “os tarro” Chamarra Volmir Coelho
06 “Nos fim” de tarde Vaneira Jean Kirchoff
07 Em nome da terra Milongão Robledo Matins, Cristiano Fantinel e Nilton Ferreira
08 Jeito de Missioneiro Vaneira Maurício Rigon
09 Sul brasileiro Chamarra Ângelo Franco
10 Anjo na praça Canção Bah Q’Tri
11 Um isnuque a moda veia Vaneira Érlon Péricles
12 Caminhador Chamamé André Teixeira

No dia 20, sábado, a partir das 14 horas, acontece o 9º Canto Piá Missioneiro, no Largo da Catedral Angelopolitana – se o tempo permitir, caso contrário as apresentações serão no Teatro Antônio Sepp -, com dez músicas, divididas nas categorias Mirim (até 13 anos) e Juvenil (de 14 a 16 anos). Segundo informações dos organizadores, nestas categorias somente será avaliado pelos julgadores, a interpretação, não sendo exigido o ineditismo das composições. Confira a ordem de palco:
Mirim
Bethina Melchior – Um vistaço na tropa – Santo Ângelo
Júlia Almeida – Na alma e na voz – Novo Hamburgo
Maria Eduarda Meotti – Jujo de hortelã – Santo Ângelo
Maria Fernanda Costa – Era uma vez – Porto Alegre
Murilo Vargas – Origens – Santo Ângelo
Juvenil
Carolina da Veiga – Vitória Régia – Santo Ângelo
João Pedro Moraes – Poema da quinta lua – Igrejinha
Kássia Costa – Pela flor do amor que morreu – Gravataí
Letícia Roennau - Poema da quinta lua – Taquara
Thaís Barcellos – Poema não escrito – Viamão. 
ENCERRAMENTO
A última noite do 10º Canto Missioneiro, no Largo da Catedral Angelopolitana, abre com a apresentação dos vencedores do 9º Canto Piá Missioneiro e, às 20 horas, reapresentação das 13 composições classificadas local e geral para a grande final desta décima edição. No encerramento, show com Luiz Marenco e, em seguida, a entrega da premiação às músicas vencedoras do festival.