Canto Missioneiro lota o CTG 20 de Setembro

  • Festival terá disputas nesta sexta-feira e sábado, com entrada franca

    Assunto: Canto Missioneiro  |   Publicado em: 12/08/2022 às 09:55   |   Imprimir

O 13º Canto Missioneiro foi aberto na noite de quinta-feira, 11, no CTG 20 de Setembro, com grande público. A solenidade foi aberta com o hino rio-grandense sendo cantado por Rubilar Ferreira, Patrício Maicá e Fábio de Oliveira.

O prefeito Jacques Barbosa frisou que o festival valoriza a história e a cultura de Santo Ângelo. “Temos a cultura como prioridade de gestão, porque a vida de quem produz e de quem consome cultura e arte tem mais cor e mais sabor, é mais intensa, e ao mesmo tempo, mais leve. Cultura, portanto, não é supérfluo, é qualidade de vida. Se o poder público se ausenta do investimento em cultura, é porque certamente o gestor ainda não compreende o impacto que ela exerce sobre a educação, a economia e o desenvolvimento social”.

Participaram do ato, o presidente da Câmara de Vereadores, Vando Ribeiro; secretário municipal de Cultura, Marco André München; representante da Secretaria Estadual de Cultura, André Kryszczun; Agostinho München, presidente do 13º Canto Missioneiro; Dario Basso, patrão do CTG 20 de Setembro e representantes dos patrocinadores.

CLASSIFICADAS

Foi realizada a disputa da fase local, com dez concorrentes. No final, foram anunciadas as cinco classificadas para a final que será disputada neste sábado, 13: "É só pro gasto", com letra e melodia de Otávio Reichert e interpretação de César da Silva Carvalho Filho, com ritmo marchinha; "Meu coleginho de infância", com letra e melodia de Claudio Vargas e interpretação do Grupo Gana Missioneira, no ritmo canção; "Resgates missioneiros", com letra de Maria Melo e melodia e interpretação de Eduardo Maycá, no ritmo milonga; "Eternos", com letra de Francisco Carneiro Neto, melodia de José Mauro Ribeiro Nardes e interpretação de Araken Maicá e Armando Maicá, no ritmo chamarra e "Menina tupi", com letra, melodia e interpretação de Kauanny Klein Ripple, um chamamé. A noite foi encerrada com show do grupo Os Caraguatás Missioneiros.

Nesta sexta (12), será a vez da apresentação das 12 concorrentes da fase geral, com início às 20 horas e transmissão da Super Rádio Santo Ângelo. As oito classificadas serão anunciadas após o show de Marinês Siqueira. No sábado (13), à tarde, será realizado o Canto Piá, nas categorias mirim e juvenil, e à noite a abertura será de show com Cleverson Oliveira e Família, seguido da apresentação das 13 finalistas, show com Erlon Péricles e Ângelo Franco e anúncio dos vencedores.

PROMOÇÃO

O 13º Canto Missioneiro e 12º Canto Piá tem promoção do Governo Municipal de Santo Ângelo, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, com patrocínio oficial do Banrisul, Corsan, Fruteira São Luiz, Fundimisa, Noroeste Bebidas, Pedreira Santo Ângelo, Supermercado Dona Rosa e Vanipar, produção da MK Produções Culturais e Danna Produções e Eventos e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Estado Rio Grande do Sul.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes