Canto Missioneiro define as cinco classificadas da fase local

  • Evento segue nesta sexta-feira com apresentação das doze músicas da fase geral e show do cantor Jean Kirchoff

    Assunto: Canto Missioneiro  |   Publicado em: 13/10/2023 às 09:58   |   Imprimir

O 14º Canto Missioneiro da Música Nativa de Santo Ângelo abriu na noite de quinta-feira, 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, com o pronunciamento de autoridades e dos organizadores, homenagens aos radialistas de programas tradicionalistas e ao músico santo-angelense Luiz Carlos Borges, e a apresentação das dez músicas classificadas para a fase local. O festival está sendo realizado no CTG 20 de Setembro e segue até sábado, dia 14. Show do cantor Cristiano Quevedo encerrou a primeira noite do Canto Missioneiro.
O evento segue nesta sexta-feira, 13, com apresentação das músicas classificadas para a etapa geral e show de Jean Kirchoff, cantor gaúcho que venceu várias o Canto Missioneiro.
Um dos momentos mais emocionantes da noite de abertura foi a homenagem da 14ª edição aos radialistas de Santo Ângelo e da região, precursores da música tradicionalista gaúcha nas emissoras de rádios missioneiras. O festival também homenageou o músico, cantor e compositor missioneiro Luiz Carlos Borges, nascido em Santo Ângelo e falecido em maio deste ano. A honraria foi entregue pelo prefeito Jacques Barbosa à viúva do cantor, Andressa Camargo.
Foram homenageados os radialistas Benoni Bottega, Celso Antunes Borchart, César Menezes, João Ernesto Castro – in memoriam -, Mário Gattini, Nerci Ramos Teixeira, Nilson Antão Sodré do Amaral, Osvaldo de Paula, Miro Dutra e Ubirajara Kruel. Os agraciados e familiares receberam os troféus da presidência da 14ª edição em reconhecimento aos serviços prestados à música gaúcha e missioneira.
ABERTURA
A cerimônia de abertura oficial do 14º Canto Missioneiro contou com a presença do prefeito Jacques Barbosa e da primeira-dama Juliana Barbosa; do vice-prefeito Volnei Teixeira; do deputado estadual Eduardo Loureiro, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; do presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Gonçalves; Paula Mohr, promotora de Justiça; do presidente do 14º Canto Missioneiro, Waldemar Menchik Júnior e do vice, José Vicente Dutra; e do patrão do CTG 20 de Setembro, Dário Basso.
Em seu pronunciamento na solenidade o prefeito Jacques Barbosa, presidente de Honra do Canto Missioneiro, saudou o público, os poetas, compositores, músicos e cantores, afirmando que participar do festival exige dos artistas uma pesquisa histórica sobre as Missões. “A música missioneira exige daqueles que participam, um verdadeiro trabalho arqueológico, onde poetas e compositores buscam no antanho, um resgate intelectual da história das práticas ancestrais, para revitalizar a cultura regional gaúcha e adaptá-la ao contemporâneo. O Canto Missioneiro da Música Nativa é o palco desta junção entre o passado e o presente”, declarou.
CLASSIFICADAS
O júri, formado por Jean Kirchoff, Gujo Teixeira, Raone Wildner, Augustinho München e Angélica Kberw, definiu as cinco músicas classificadas para a grande final de sábado:
CASA DE M’BORORE | Letra: Mario Amaral | Melodia: Kauanny Klein
GURI PASSARINHO | Letra: Fabiane de Oliveira | Melodia: Eduardo Maycá
AS BOMBACHAS DO MEU PAI | Letra e melodia: Claudio Vargas
CHAIRANDO UMA CHACARERA | Letra e melodia: Marco Augusto Ribeiro Nardes
MEUS CAMINHOS | Letra: Claudio Reinke | Melodia: Rubilar Ferreira
Texto: Tarso Weber
Fotos: Fernando Gomes