Central do Bem reinaugura em novo e amplo local

  • Novas instalações permitirão a ampliação dos serviços prestados às mais de duas mil famílias em situação de vulnerabilidades cadastradas no departamento

    Assunto: Central do Bem  |   Publicado em: 04/09/2023 às 11:24   |   Imprimir

A Central do Bem, programa solidário do Governo Municipal reconhecido como referência internacional, inaugurou nesta sexta-feira, 1º, suas novas, amplas e modernas instalações. O departamento solidário passa a atender as famílias cadastradas na Rua Dez de Novembro, 86, onde funcionou até pouco tempo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
O ato inaugural foi na tarde de sexta-feira, 1º, com a presença do prefeito Jacques Barbosa, da primeira-dama Juliana Barbosa, da diretora da Central Tassiana Ribeiro e expressiva participação de autoridades civis e militares de Santo Ângelo.
Em sua manifestação, a primeira-dama Juliana, idealizadora do espaço inovador que mantêm permanentemente a intermediação de doações da sociedade para cerca de duas mil famílias em situação de vulnerabilidade social, agradeceu a parceria e a sensibilidade da sociedade, das instituições, entidades e da iniciativa privada que compreende a Central do Bem como uma proposta de cidadania. Juliana também destacou as novas instalações. “Nesse novo espaço vamos poder ampliar ainda mais essa proposta e o serviços prestados, que já atende com absoluta dignidade cerca de duas mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Para isso, contamos sempre com o enorme espírito solidário da nossa população”.
Bastante emocionada, a primeira-dama encerrou a sua intervenção pedindo que, após deixar a vida pública, em 31 de dezembro de 2024, quando se encerra o mandato do prefeito Jacques Barbosa, a Central do Bem seja mantida como política pública social do município de Santo Ângelo. “A Central do Bem não é política de um governo, mas de uma população que necessita do apoio do Poder Público para a inclusão e para o desenvolvimento social”, concluiu.
Para o prefeito Jacques Barbosa, a Central do Bem é um política pública pioneira que realmente muda a vida das pessoas e, com as novas instalações, poderá ampliar sua atuação junto às famílias em situação de vulnerabilidade social. O chefe do executivo também destacou o organismo solidário como um parâmetro para vários municípios gaúchos e da Argentina.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adolar Queiroz, em sua manifestação frisou a parceria da pasta com a Central do Bem e louvou a iniciativa: “a organização da Central do Bem é um marco positivo para a sociedade”.
EMBAIXADORES
Em ato contínuo às manifestações, conduzido pelo jornalista e cerimonialista Amauri Lírio, a Central do Bem nomeou seus embaixadores, cabendo a honraria a Luiz Gustavo Mustafe Peres, que representará o Brasil na Tailândia, no concurso Mister Global 2023, e à influencer digital e soberana do Sesquicentenário de Santo Ângelo, Milena Jardim. As faixas de embaixadores foram entregues pelo casal mandatário.
VISITAÇÃO
O prefeito Jacques e a primeira-dama Juliana, acompanhado das demais autoridades, dos embaixadores da Central e da equipe de trabalho, efetuaram o descerramento da placa inaugural das novas instalações e conduziram os convidados para a visitação do espaço.
NOVIDADE
Além de acolher doações da população como roupas, calçados agasalhos, utensílios, móveis e eletrodomésticos em condições de uso, a oferta de cursos profissionalizantes para mães chefes de famílias e trabalhadores em situação de desemprego, a grande novidade é que a Central do Bem criou o setor de empréstimo social, com roupas para festas, formaturas, casamentos, 15 anos, entre outros eventos, incluindo acessórios como bolsas e colares, cedidos por tempo determinado para famílias em situação vulnerável.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes