- 08/12/2025
Autoridades e lideranças prestigiaram na quinta-feira, 8, a abertura oficial do 9º Canto Missioneiro da Música Nativa, no Teatro Antônio Sepp. Durante a solenidade, Rubilar Ferreira interpretou o Hino Riograndense.
Ao declarar aberto oficialmente o 9º Canto Missioneiro da Música Nativa, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, salientou a imponência do evento que está consagrado como um dos principais festivais de música nativista do Rio Grande do Sul. Andres afirmou ainda que a grandeza do Canto Missioneiro está na participação dos artistas e do público que prestigia as apresentações.
Já o secretário de Cultura, Julio Matos, destacou que em 2016 o festival recebeu um significativo número de obras inscritas. No total, foram 812. Além disso, Matos ressaltou o empenho da equipe da atual administração e o apoio dos patrocinadores para a realização de mais uma Canto Missioneiro da Música Nativa.
Após a abertura oficial, ocorreu show com Eduardo Maicá e apresentação das dez primeiras composições concorrentes – seis da Etapa Local e quatro da Etapa Geral do Canto Missioneiro.
Nesta sexta-feira, 10, a partir das 20 horas sobem ao palco do Teatro Antônio Sepp os intérpretes de mais 12 composições que concorrem à final do 9º Canto Missioneiro – quatro da Etapa Local e oito da Etapa Geral. Às 23 horas ocorre show com o cantor Fábio de Oliveira.
Está previsto para as 23h30, desta sexta-feira, 9, divulgação das cinco músicas que disputam a final da Etapa Local do Canto Missioneiro e as oito que disputam a final da Etapa Geral.
O 9º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 8º Canto Piá Missioneiro de Santo Ângelo são uma promoção da Prefeitura de Santo Ângelo – através da Secretaria de Cultura –, com Produção Cultural da Nova Produções, patrocínio das Lojas Becker e Produtos de Limpeza Girando o Sol e financiamento do Sistema Pró-Cultura da Secretaria do Estado de Cultura do Rio Grande do Sul.
CONFIRA AS COMPOSIÇÕES QUE SERÃO APRESENTADAS NESTA SEXTA-FEIRA, 9
|
Ordem |
Título |
Etapa |
Ritmo |
Letra |
Melodia |
Interpretação |
|
1 |
Tributo a um Missioneiro |
Local |
Chamarra |
Amigo Souza |
Amigo Souza |
Amigo Souza |
|
2 |
Conselho |
Geral |
Chamamé |
Zeca Alves |
Alex Har |
Juliana Spanevello |
|
3 |
O Amor Quando se Achega |
Geral |
Valsa |
Belmiro Pereira |
Luiz Cardoso |
Adriano Gomes |
|
4 |
Pra Cantar as Missões |
Local |
Milonga |
Milton Berving |
Milton Berving |
Fábio Oliveira |
|
5 |
Princípios |
Geral |
Chamamé |
Jaime Brum Carlos e Flaubiano Lima |
Jean Kirchoff e Régis Reis |
Jean Kirchoff |
|
6 |
Cavalos |
Geral |
Chamarra |
Leonardo Borges e Paulo Ozorio Lemes |
Marciano Reis |
Marciano Reis |
|
7 |
Timbres da Alma Índia |
Local |
Zamba |
Mano Fontoura |
Mano Fontoura |
Mano Fontoura, Patrício Maicá e Antônio Fontoura |
|
8 |
Lua Missioneira |
Geral |
Milonga |
Joel de Freitas Paulo e Othelo Caiaffo |
Volmir Coelho |
Volmir Coelho |
|
9 |
Estrelas Parceiras |
Geral |
Valsa |
Giba Trindade |
Juliano Javoski |
Juliano Javoski |
|
10 |
Resgate |
Local |
Milonga |
Mario Amaral |
José Mauro Ribeiro Nardes e Mario Amaral |
Eduardo Maycá |
|
11 |
Semeadores |
Geral |
Milonga |
Silvio Genro |
Tuny Brum |
Tuny Brum |
|
12 |
Tempo Novo |
Geral |
Chamamé |
Eron Vaz Mattos |
Jari Terres e Luiz Marenco |
Jari Terres |
Texto e fotos: Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo








