“Uma Noite no Museu” aproxima povo e história

  • Administração contabilizou mais de 300 visitas no primeiro final de semana de reabertura do Museu e do Memorial

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 27/03/2017 às 15:41   |   Imprimir

No encerramento da programação alusiva aos 144 de Emancipação Político-Administrativa de Santo Ângelo, na noite de sexta-feira, 24, a novidade esteve, literalmente, no Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, com o evento “Uma Noite no Museu”, reunindo excepcional público, entre autoridades do Executivo e Legislativo, artistas locais, professores e estudantes. A noite também marcou a inauguração das obras de revitalização da área interna do Museu, realizada em parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde foram realizadas obras de paisagismo e plantio de mudas de erva-mate, remetendo à história aos tempos em que as Missões eram uma das maiores exportadores do produto na América Latina.

Os expectadores foram recepcionados ao som do sax do músico João Cocaro e, na área interna, música ao vivo com Tarú Buchaul e, logo em seguida, Thaís Matzembacher; atores da Peppe Company vestindo personagens que dão vida à história de Santo Ângelo como o índio, o padre jesuíta e o agricultor, misturaram-se entre os freqüentadores da primeira edição de “Uma noite no Museu”, evento qualificado pelos presentes como inovador, indo de encontro à proposta da administração municipal.

Uma Noite no Museu, segundo a secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro, deu certo em Berlim, na Alemanha e mais recentemente em Porto Alegre. “Esse público que prestigiou esta primeira edição, nos faz crer que dará certo também em Santo Ângelo”, afirmou.

Em relação à revitalização do pátio do Museu, o secretário do Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros, relatou que o projeto foi pautado pela conservação das raízes missioneiras.

O prefeito Jacques Barbosa destacou que, embora Santo Ângelo esteja completando 144 anos de Emancipação Político-Administrativa, são 311 anos de história, e o evento Uma Noite no Museu, aproxima a população dessa história. “Como é bom ver o museu cheio de gente. Este é um trabalho com inovação, com criatividade e vontade de fazer acontecer. Quando se tem esses quesitos envolvidos não há necessidade de muitos recursos financeiros. Basta inovação e criatividade”, disse.

ABERTURA EM HORÁRIO DIFERENCIADO

Durante as manifestações, a administração municipal também comemorou o número de visitantes ao Museu Dr. José Olavo Machado e ao Memorial à Coluna Prestes no primeiro final de semana em que retomou a abertura à visitação pública: “foram 305 visitantes”, saudou Neusa Cavalheiro. Para o prefeito Jacques Barbosa, abertura do museu e do memorial aos finais de semana e feriados é uma decisão lógica: “turistas fora do período de férias e visitantes vem a Santo Ângelo nos finais de semana e feriados e, agora, tem a oportunidade de conhecer estes locais e um pouco da nossa história. Isto comprova que a decisão de retomar os horários diferenciados foi acertada”, concluiu o prefeito.

Fotos: Fernando Gomes