“Uma Noite no Museu” recebe público expressivo

  • Evento destacou a trajetória política de Neiva Carrera Machado, primeira vereadora e presidente do Poder Legislativo de Santo Ângelo, na década de 50

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 18/03/2019 às 11:51   |   Imprimir

A terceira edição do evento “Uma Noite no Museu”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, recebeu mais de 300 pessoas na noite de quinta-feira, 14, no Museu Municipal José Olavo Machado, para homenagear Neiva Carrera Machado, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores, sendo presidente do Legislativo e prefeita em Exercício, na década de 50.
O público, que ocupou completamente as dependências do museu, esteve representado por artistas locais, autoridades e estudantes do Instituto Estadual de Educação, Odão Felipe Pippi, e das escolas estaduais Onofre Pires, Dr. Augusto Nascimento e Silva e Presidente Getúlio Vargas. Na avaliação da secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, Uma Noite no Museu, é um evento inovador do Governo Municipal que encontrou respaldo na população e que chega a sua terceira edição com um público cada vez maior e mais interativo.
No acesso ao Museu, o grande público era recebido ao som do saxofone de Silas Menezes e com a alegria e intervenções circenses da Companhia Burzum. Já no interior do espaço, puderam apreciar a exposição “Mulheres de Santo Ângelo e seus afazeres”, que presta homenagem ás mulheres que fizeram e fazem a história da cidade ao longo dos 146 Anos de Emancipação Político-Administrativa. 
A HOMENAGEADA
Na abertura oficial da programação, a secretária de Cultura destacou a participação efetiva das mulheres na história do município, destacando a trajetória de Neiva Carrera Machado, a homenageada desta terceira edição de “Uma Noite no Museu”, como a mulher que quebrou tabus na política, sendo a primeira vereadora eleita, primeira presidente da Câmara de Vereadores e prefeita em Exercício, na década de 50. 
Em um esquete muito bem elaborado, a Companhia Teatral “Vida em Arte”, com direção de Luciano Rodrigues, texto de Priscila Cardoso e Luciano Rodrigues, e atuação de Lauren Grubert e Júlia Kofahl, contou a vida de Neiva Carrera Machado, eleita vereadora aos 30 anos, em novembro de 1951. Na época, a homenageada era reconhecida como uma mulher enérgica, dinâmica, persistente, solidária e considerada uma líder e representante de todas as mulheres santo-angelenses na política. Neiva faleceu em 1996, aos 74 anos. 
A Noite no Museu encerrou com o show musical de Victor Fontana.

Fotos: Fernando Gomes