Pró-Cultura garante Oficina de Fotografia gratuita

  • Curso gratuito é dirigido pela fotógrafa, Fabiane Koaski, e tem como objetivo ensinar as ferramentas básicas para iniciantes

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 18/03/2019 às 15:51   |   Imprimir

Em janeiro começou a ser executado um dos projetos aprovados pelo edital “Pró-Cultura aproximando culturas”. A Infoco Fotografia D’art é uma oficina gratuita para iniciantes, ministrada pela fotógrafa, Fabiane Koaski, no Centro Municipal de Cultura. 
Participam das aulas fotógrafos amadores que tem vontade de aprender um pouco mais sobre a arte. Durante os quatro meses de curso, os cinquenta alunos participam de aulas teóricas, práticas e palestras.
A oficina é gratuita ao público, garantida com recursos do Pró-Cultura, uma parceria entre Município e Estado que destinou R$ 200 mil para 25 projetos culturais, sendo o maior investimento cultural das últimas décadas para artistas de Santo Ângelo. 
A primeira palestra foi realizada em fevereiro, com a fotógrafa Marciele Steinhorts, sobre fotografia de casamento e balada. Na quinta-feira, 14, os alunos tiveram uma conversa com o fotógrafo, Marcus Espíndola, para conhecer um pouco mais sobre o mundo da fotografia. Nos próximos dias devem ser realizadas mais palestras com as fotógrafas Brenda Quevedo, Bianca Mielcke e Aline Schons Griep. Ao final do curso, os alunos irão receber certificado de conclusão em uma cerimônia de encerramento.
De acordo com a fotógrafa, Fabiane Koaski, inscrever este projeto no edital pró-cultura gerou acessibilidade a pessoas que não teriam condições financeiras para pagar um curso profissionalizante. “A INFOCO é um curso para iniciantes, mas proporciona aprendizado com profissionais da área, o que possibilita aos alunos acesso ao conhecimento e experiência. O amor que eu carrego por esta arte fez com que eu criasse este projeto, para levar um pouco do que sei para outras pessoas. Está sendo uma experiência gratificante”, declarou. 
A acadêmica de jornalismo, Letícia Anchieta, participa do curso e destacou que as aulas são interessantes e está revendo o que aprendeu em fotojornalismo na universidade. “Nas aulas teóricas aprendemos sobre a história da fotografia, como ajustar a câmera para cada ambiente e os tipos de fotos, na parte prática colocamos em funcionamento o que é aprendido em sala de aula”, explicou Letícia.

Texto: Isabelle Luft
Foto: Divulgação