Livro infantil bilíngue é lançado pelo edital “Pró-Cultura”

  • Obra produzida para o público infantil traz uma reflexão sobre o tema inclusão. História é baseada em uma estudante surda de Santo Ângelo

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 28/03/2019 às 13:50   |   Imprimir

Foi realizado na terça-feira, 26, no auditório do Centro Municipal de Cultura o lançamento do livro infantil bilíngue “Psiu! Caiu, Levantou!” da escritora Cerise Ribas de Oliveira. A obra é um dos vinte e cinco projetos contemplados pelo edital “Pró-Cultura Aproximando Culturas”, que representa a destinação de um dos maiores volumes de recursos para a área cultural, somando R$ 200 mil de investimentos, divididos entre o Governo Municipal e do Estado. 
O livro foi baseado na realidade de uma estudante surda do 2º ano da Escola de Ensino Fundamental Esther Schroder, a partir do olhar da professora intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A história relata a dificuldade de comunicação do surdo com um não-surdo, após a personagem principal cair no pátio da escola e não conseguir se comunicar para pedir ajuda. A obra tem o propósito de influenciar as pessoas a serem mais cooperativas e mostrar a importância de saber se comunicar por libras.
A obra foi feita em parceria com a turma do 2º ano da Escola Esther Schroder, responsáveis pela ilustração do livro, com o apoio da professora da turma Liege Conceição, da intérprete Luciane de Oliveira Almeida e da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Santo Ângelo (APASSA). 
A escritora Cerise Ribas de Oliveira agradeceu o apoio recebido para produzir o livro e falou sobre a importância da inclusão. “Primeiramente quero agradecer o Governo Municipal e o Governo do Estado, pois, sem o edital este projeto nunca seria concretizado. Estou feliz por ver tantas crianças participando do lançamento, espero que vocês gostem da história e que por meio dela entendam a importância da inclusão, e da necessidade que temos de aprender libras para nos comunicarmos”, assegurou. 
Para o prefeito Jacques Barbosa o tema abordado no livro precisa ser debatido em sala de aula desde o início da alfabetização. “Inicialmente quero parabenizar a autora e todos os envolvidos na produção desta obra, que retrata a importância da inclusão. Este é um tema muitas vezes esquecido pela sociedade, mas que deveria ser estudado desde o início da alfabetização das crianças. É muito bom ver que a parceria entre Governo Municipal e Estado fez com que projetos importantes, como este, saísse do papel”, declarou o prefeito. 
Após o lançamento, os atores Renan Brasil e Bruna Lemke, da Peppe Company – Companhia Artística -, encenaram um esquete teatral sobre a obra. Cerca de duzentos exemplares do livro “Psiu! Caiu, Levantou!” serão repassados para as secretarias municipais de Cultura e de Educação, e mais duzentos devem ser distribuídos na Escola Esther Schroder. 
Nesta quarta-feira, 27, às 14 horas, na Biblioteca Municipal Policarpo Gay, será realizada uma apresentação do livro para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Séries Inicias, da rede municipal, estadual e particular de ensino. Na quinta-feira, 28, às 14 horas na Escola Esther Schroder, os alunos da instituição terão a chance de conhecer o livro e conversar com a autora, Cerise Ribas de Oliveira. 
PRESENÇAS 
Estiveram prestigiando o evento de lançamento a diretora da Escola Estadual Esther Schroder, Rubia Glass, o coordenador da Secretaria de Cultura, Douglas Barbosa, o coordenador da Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Jonas Realdi, as representantes da Secretaria de Educação, Jussara Carvalho Graffunder e Susana Costa, alunos da Escola Criança e Companhia, da Escola Municipal Gildo Castelarim, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, da Uníntese e da Uniasselvi.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: Fernando Gomes