Entregue premiação do Concurso Poema nos Ônibus

  • Ação cultural resgatada pela atual gestão para facilitar o acesso da população às diferentes manifestações culturais teve mais de 300 inscritos, inclu

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 30/08/2019 às 15:37   |   Imprimir

Em cerimônia realizada na Praça Pinheiro Machado na manhã desta sexta-feira, 30, foi entregue a premiação do concurso Literário Poema nos Ônibus, retomado em 2018 pelo Governo Municipal que surpreendeu os organizadores pela abrangência de participação, classificando, inclusive, um poema do Japão. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, concorreram mais de 300 poemas de vários estados do Brasil e de outros países, como o brasileiro Edweine Loureiro da Silva, residente na cidade de Saitama, no Japão, classificado entre os dez primeiros da categoria livre, com o poema Celebrasil. 
Na Categoria Livre, o primeiro lugar foi o soneto “Saudade”, de Paulo Cezar Tórtora, do Rio de Janeiro; o segundo ficou com “Anti-verso” da poetisa Gisela Lopes Peçanha, de Niterói, também do Estado do Rio de Janeiro; e o terceiro melhor poema escolhido pelos imortais da Academia Santo-Angelense de Letras (ASLE), foi “Dois Cantos”, de Rosiane Maria Covaleski Iglesias, de Santa Cruz do Sul. 
Na categoria estudantil, com destaque para a participação de estudantes do Ensino Médio da URI Santo Ângelo e do Colégio Cenecista Sepé Tiaraju, o poema “Livre”, de Gabriela Rockenbach Garcia ficou com o primeiro lugar; “Amor” de Thalita Simon Nardes; e “Desmoronar”, de Giovanna Rocha Piccoli; foi a terceira colocada. As três primeiras colocadas receberam trofeus e são alunas da Escola Cenecista Sepé Tiaraju. 
Demais estudantes que participaram e ficaram entre os classificados receberam menção honrosa e certificados pela participação no Concurso Poema nos Ônibus.
CULTURA & ECONOMIA
Ao efetuar a entrega dos troféus aos vencedores da categoria estudantil, o prefeito Jacques Barbosa afirmou que a gestão investe na cultura e no turismo por entender que os setores ocupam um espaço importante na geração de riqueza e no desenvolvimento econômico, social e humano da população. “São setores aliados à postura empreendedora do Governo Municipal, promovendo e incentivando eventos culturais e turísticos que movimentam a economia de Santo Ângelo”, disse o chefe do Executivo em alusão aos vários eventos que o município terá neste final de semana, em que não há mais leitos nos hotéis. 
A secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, destacou a importância que o Governo Municipal tem dispensado ao setor, ampliando os investimentos para democratizar e levar a cultura para a comunidade da cidade e do interior. Neusa lembrou que o município, em parceria com o Estado, disponibilizou R$ 200 mil para a cultura, sendo um dos maiores aportes financeiros para o setor nas últimas décadas, contemplando 25 projetos culturais. 
Sobre o Concurso Poema nos Ônibus, a secretária o definiu como uma ferramenta para levar a leitura mais próxima ao cidadão, usuário do transporte coletivo, e que sua retomada pela atual gestão, é um facilitador para o acesso da população às diferentes manifestações culturais.
Após as manifestações, o público participou da fixação simbólica dos poemas classificados em um ônibus da Viação Tiaraju, parceira do concurso literário, assim como a ASLE, Secretaria Municipal de Educação, GMS Transportes, Transportes Passo do Ijuí e das empresas de transportes escolares. 
Também prestigiaram a solenidade de premiação, o vice-prefeito Bruno Hesse; o secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Everaldo Oliveira; a secretária adjunta da Educação, Claudete Cruz; o coordenador da Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Realdi Almeida; o presidente da ASLE, Otávio Reichert; o diretor da Escola da URI, Cristiano Weber; o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUD), Diomar Formenton; o presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Cairo Ribeiro; professores e os vencedores do concurso literário.

Fotos: Fernando Gomes