Projeto prevê criação de complexo na Gare do Bairro São Pedro

  • O roteiro do “Trem das Missões – Um reponte pelas etnias” entre Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí, volta a ser realizado no próximo fim de semana, dias 28

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 23/09/2019 às 10:06   |   Imprimir

No dia 20 de Setembro, data em que o Rio Grande do Sul comemorou os 184 anos da Revolução Farroupilha, Santo Ângelo ganhou um novo e moderno espaço de cultura, turismo e lazer com a inauguração das obras de modernização da Estação Ferroviária do Bairro São Pedro, quando foi anunciado um grande projeto para a área de 6,5 hectares, e que também foi marcado pela abertura do roteiro turístico “Trem das Missões – Um reponte pelas etnias”.
Os atos inaugurais foram realizados com a presença do prefeito Jacques Barbosa e da primeira-dama Juliana Barbosa; do vice-prefeito Bruno Hesse; do procurador da República, Osmar Veronese; da secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro; do presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (ASSETRASA), Paulo Faganello; do presidente do Núcleo Comunitário do Bairro São Pedro, Jeferson Carvalho dos Santos; do presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg, e de representantes da empresa Rumo Logística.
As manifestações das autoridades foram no sentido de envolver a população na ocupação do espaço e destacando a amplitude do projeto para a área que, segundo Osmar Veronese, prevê a construção de um complexo no entorno da estação com áreas de lazer e de cultura. “Temos muitos sonhos para este espaço. Sonhos que serão alcançados se fortalecida a parceria com esta comunidade. Há muitas idéias para a recuperação deste espaço”, declarou o procurador da República.
Segundo Veronese, além da restauração do outro prédio que funcionava antigamente como área para carga e descarga, a instalação de uma horta comunitária, pista de caminhada, de um salão comunitário para cursos da ASSETRASA, a implantação do passeio de trem de forma permanente, e uma série de outras obras para uso da população. “Estamos buscando recursos com o envolvimento do poder público, de associações, da iniciativa privada e da comunidade. Com muito trabalho, com muito planejamento vamos disponibilizar o uso deste espaço, que é um bem público, para a comunidade”, concluiu o procurador da República.
Foram investidos R$ 100 mil nesta primeira etapa de revitalização do espaço, com recursos do Ministério Público Federal. A Rio Grande Energia (RGE) participou das obras com a instalação do sistema de iluminação.
O prefeito Jacques Barbosa destacou o envolvimento do Governo Municipal na modernização da Estação Ferroviária do Bairro São Pedro, por meio das secretarias de Cultura, de Obras e Serviços Urbanos e do Meio Ambiente e as realizações da gestão nas áreas de infraestrutura urbana, do turismo e da Cultura. De acordo com a manifestação do prefeito, Santo Ângelo está preparado para receber turistas e visitantes e oferece muitos atrativos culturais como a Inter-Regional do ENART, o Canto Missioneiro, e mais recente, a Caminhada Internacional “Caminho das Missões”.
TREM
Por volta das 19 horas, com a chegada do último roteiro do dia do Trem das Missões, as autoridades recepcionaram centenas de pessoas na estação, entre eles, alunos das escolas Catarina Lépori e Margarida Pardelhas, e os representantes da empresa Rumo Logística, Giane Custódio, Carmem Maron, Elizângela Silva e Miguel Ângelo Evangelista Jorge, para o ato solene de descerramento da placa inaugural das obras de revitalização e modernização da Estação Ferroviária do Bairro São Pedro.
Antecedendo a solenidade inaugural, aconteceram as apresentações as prendas do CTG Tio Bilia, Cauane Cassiano Martins e Isadora Cassiano Martins, e do Grupo de Chula do GDF Os Farroupilhas. E, após os atos, show com “Os Caraguatás Missioneiros”.
NOVOS PASSEIOS
O roteiro entre Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí, volta a ser realizado no próximo fim de semana, dias 28 e 29, nos seguintes horários:
8 horas – Saída da Estação do Bairro São Pedro com destino a Catuípe – 32 quilômetros com tempo previsto de 2h30min. Previsão de chegada 10h30min, com retorno de ônibus para Santo Ângelo.
11 horas – De Catuípe a Ijuí – 23 quilômetros com tempo previsto de duas horas – 13 horas, transporte de retorno para Catuípe
14 horas – Ijuí a Catuípe
16h30min – Saída de Catuípe com destino a Santo Ângelo, com chegada às 19 horas, na Estação ferroviária do Bairro São Pedro, onde haverá uma série de atrações culturais.
BILHETES
As passagens estão à venda na loja Perfil Moda Feminina (Rua 25 de Julho, 264), na Idealize Design (Rua Marquês do Herval, 1045) e pelo site www.ihtur.com.br ao preço de R$ 70 para adultos e crianças maiores de cinco anos. Crianças menores de cinco anos não pagam passagem, desde que não ocupem assento.
Para os dias de roteiro com o Trem das Missões, a Secretaria Municipal de Cultura preparou shows musicais para a recepção aos passageiros, sempre às 18 horas. No dia 28, Thaís Matzembacher, e no dia 29, no encerramento, Victor Fontana.

Fotos: Fernando Gomes