Governo debate projetos de Santo Ângelo com a secretária estadual da Cultura

  • Município pediu apoio do Estado na captação de recursos para a reforma e modernização do Teatro Antônio Sepp, avaliada em R$ 3 milhões

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 11/10/2019 às 11:21   |   Imprimir

Em visita à região Noroeste do Estado para 6ª caravana de interiorização da Secretaria da Cultura (SEDAC), que acontece nesta sexta-feira, 11, em Ijuí, a secretária de Estado Beatriz Araujo esteve em Santo Ângelo na manhã desta quinta-feira, 10, quando foi recebida no Centro Administrativo José Alcebíades de Oliveira pelo prefeito Jacques Barbosa, pelo vice-prefeito Bruno Hesse e pela secretária municipal da Cultura Neusa Cavalheiro. Beatriz estava acompanhada do santo-angelense André Kryszczun, chefe de Gabinete da SEDAC.
Durante o encontro, o prefeito Jacques apresentou os vários projetos culturais de Santo Ângelo e pediu apoio da Secretaria de Estado da Cultura, em especial, na captação de recursos para a reforma e modernização do Teatro Municipal Antônio Sepp que precisa de adequações e melhorias estruturais para continuar sediando os grandes eventos locais com alcance regional. As obras estão avaliadas em R$ 3 milhões.
A secretária se colocou à disposição para voltar ao município e dialogar sobre a Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS) e aporte de recursos com empresários da região. “A Secretaria de Cultura tem participado ativamente, estimulado investimentos no setor como parte da agenda de Governo”, declarou Beatriz.
A titular da SEDAC apresentou ao Executivo os editais abertos pelo Governo do Estado para a área cultural e se disse feliz por estar em Santo Ângelo, debatendo e aperfeiçoando políticas conjuntas. “Santo Ângelo é uma cidade que respira cultura, inspiradora. A Secretaria Municipal de Cultura trabalha com muita garra pelo setor. O trabalho feito aqui é intenso e nos move muito. Ter à frente da gestão pública pessoas vocacionadas faz toda a diferença”, analisa.
RS CRIATIVO
Beatriz reforçou a importância do contato com os municípios nas agendas pelo Rio Grande - até o fim de 2019 serão cumpridos nove roteiros. “Nossa intenção é se aproximar cada vez mais do interior para fazer melhores entregas”.
Ao final do encontro, a secretária abordou o programa RS Criativo, que esteve em Santo Ângelo na quinta-feira, com o workshop “Produção de Conteúdos para Mídias Sociais”. “A ideia é fortalecer o Estado através dessa cadeia de produtores que promove a economia criativa”.
Na despedida, o prefeito recebeu o Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense, de Aldyr Garcia Schlee, para ser doado à biblioteca pública municipal de Santo Ângelo.
Após o encontro no Gabinete, a secretária de Estado esteve no Centro Municipal de Cultura, reunida com artistas locais, explanando sobre editais para a área cultural que estão abertos e sobre a LIC/RS.

Fotos: Fernando Gomes