O Papai Noel vem de Maria Fumaça

  • Evento nesta quinta-feira, 21, na Estação Ferroviária do Bairro São Pedro, terá apresentações artísticas e culturais

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 21/11/2019 às 07:40   |   Imprimir

A programação natalina 2019 de Santo Ângelo abre nesta quinta-feira, 21, com a chegada da Maria Fumaça decorada e trazendo o Papai Noel. O evento será realizado na gare da Estação São Pedro, com início às 19 horas, contando com apresentações artísticas e culturais das entidades tradicionalistas do município.
De acordo com o procurador da República, Osmar Veronese, será usada a mesma Maria Fumaça do roteiro realizado em setembro, uma locomotiva Mallet 204. Ainda segundo Veronese, o evento desta quinta em Santo Ângelo marcará a abertura de um novo roteiro, desta vez sem viagens, mas com a presença da máquina transportando o Papai Noel, que passará por diversas cidades gaúchas numa ação promovida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
A Estação do Bairro São Pedro já recebeu obras de revitalização numa primeira etapa, sendo as melhorias inauguradas em setembro com o roteiro das viagens de Maria Fumaça denominado “Trem das Missões – Um Reponte pelas Etnias”.
Recentemente, foi assinado termo de cooperação para desenvolvimento do projeto. Trata-se de um novo espaço para cultura, lazer, turismo e cultura. A área possui 6,5 hectares e outras iniciativas estão previstas.
Para a segunda etapa da modernização do espaço está prevista a instalação de um salão comunitário para uso da Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (Assetrasa), implantação de horta comunitária, pista de caminhada e a implantação de roteiro turístico permanente com uso do trem.
Na primeira fase, foram investidos R$ 100 mil com recursos do Ministério Público Federal (MPF) e apoio da Rio Grande Energia (RGE), que realizou a instalação do sistema de iluminação.
Agora, estão previstos mais R$ 150 mil para recuperação do armazém, que servirá para as atividades da Assetrasa e iniciativas comunitárias.
Também está prevista a transferência do Museu Ferroviário Jovenil Menezes, hoje localizado em anexo ao Memorial da Coluna Prestes, para o Bairro São Pedro.

Foto: Fernando Gomes/Arquivo