Governo Municipal prestigia lançamento de documentário sobre a história do cooperativismo mundial

  • Evento organizado pela Unicred apresentou o vídeo "As Reduções Jesuíticas dos ‘Guarani': Uma Inspiração para o Modelo Cooperativo!"

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 07/01/2020 às 08:48   |   Imprimir

O prefeito em exercício Bruno Hesse esteve presente no lançamento do documentário "As Reduções Jesuíticas dos 'Guarani': Uma Inspiração para o Modelo Cooperativo!", na noite da segunda-feira, 6, no salão de eventos do Sindicato Rural de Santo Ângelo.
O evento organizado pela Unicred, com o apoio do Instituto RS Unicred, Unimed Missões e Sistema Ocergs-Sescoop/RS, teve a finalidade de trazer o conhecimento sobre a cultura guarani e jesuíta, suas práticas cooperativas fazendo uma ligação com a região e a forte identidade existente nestas comunidades, apresentou o trabalho de quase dois anos, idealizado e dirigido pelo Dr. Vitor Hugo Boff, que traz informações importantes para o fortalecimento e o reconhecimento do cooperativismo na região das Missões.


Em seu pronunciamento, o prefeito em exercício Bruno Hesse salientou que o Governo Municipal é um importante incentivador e aliado do sistema cooperativista, realizando a sua gestão moldada nos princípios do cooperativismo. "O Governo Municipal leva à população santo-angelense um diferencial econômico, pautado pela geração de emprego e renda, com uma infraestrutura urbana revitalizada, com investimentos na qualificação dos serviços e no atendimento, atuando de forma enérgica no fortalecimento da agricultura familiar, com legislação inovadora e parceria para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e do meio rural", disse.


O documentário "As Reduções Jesuíticas dos ‘Guarani’: Uma Inspiração para o Modelo Cooperativo!" foi realizado pela Unicred, sob a produção da RAY Produtora, em projeto do Dr. Vitor Hugo Boff, com a coordenação e supervisão da professora Claudete Boff e do músico Igor Martins, produção de Igor Martins e Antonio Raymundo, produção executiva de Ana Pires Raymundo, direção e roteiro de Mirela Kruel. "Queremos mostrar o Rio Grande do Sul como pioneiro na prática do cooperativismo, com suas origens na vida econômica das Missões", frisou Vitor Hugo Boff.


Durante o evento, o cantor tradicionalista Erlon Péricles interpretou a música "América Chirua", acompanhado do gaiteiro Tiago Quadros,trilha sonora do documentário, de letra de Tadeu Martins e música de Igor Martins. Além do prefeito Bruno Hesse, estiveram presentes no evento o presidente da Unicred Eleva, Pedro Paulo Bottom Moro, o professor Vergílio Frederico Perius (presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS), Dr. Samir El Ammar (vice-presidente da Unicred Central RS e presidente da Unicred Ijuí), Dr. Roberto Antônio Valandro Bellinaso (presidente da Unimed Missões), Paulo Rubismar Soares (diretor-geral da Unicred Ijuí), Dr. Vitor Hugo Boff (vice-presidente da Unicred e realizador do projeto), João Carlos Ghellar (vice-presidente da Unicred Eleva), Diego Moraes Garcia (diretor geral da Unicred Eleva), Juliano Breitenbach (diretor de Desenvolvimento e Negócios da Unicred Eleva), e o secretário municipal de Indústria e Comércio, João Baptista Santos da Silva.

Texto/Fotos: Rodrigo Bergsleithner