Museu Dr. Olavo Machado recebeu mais de 29 mil visitas em 2019

  • Acervo do museu foi digitalizado e toda a reserva técnica preservada pelo Governo Municipal

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 14/01/2020 às 12:07   |   Imprimir

No ano passado, entre visitantes internacionais e de outros estados e municípios, passaram pelo Museu Municipal Dr. José Olavo Machado 29.725 pessoas. Destes, foram 273 turistas internacionais, 10.834 nacionais, 14.981 estaduais e 2.827 municipais. 


Funcionária responsável pelo Museu, Clotilde Mousquer Farias, explica que o visitante que chegar ao local vai encontrar uma exposição, que conta a história local de Santo Ângelo inserida na história das Missões. No espaço, há artefatos remanescentes da época da redução de Santo Ângelo Custódio, que lembram este período. “O Museu está organizado em três fases da história: o primeiro é o período que mostra a cultura Guarani. O segundo período é o de Missões, que abrange todos os sete povos. O terceiro período traz o início da colonização até a criação do município de Santo Ângelo”, explica.


DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO MUSEOLÓGICO E RESERVA TÉCNICA PRESERVADA


Em um processo iniciado no ano de 2017, no início da atual gestão municipal, finalizou a digitalização de todo o acervo do museu, onde todas as peças foram catalogadas. São mais de mil elementos catalogados nas áreas interna e externa do espaço. 
A reserva técnica de peças existentes no museu teve a degradação contida, garantindo o armazenamento do acervo. Os itens foram isolados e perfeitamente acondicionados em materiais especiais para a conservação. “Este é, hoje, o maior orgulho do nosso trabalho, ter acondicionado e protegido todos os elementos existentes no Museu”, disse Clotilde. 
Horário de funcionamento
O Museu Dr. Olavo Machado funciona de terça-feira a domingo, no período das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Texto: Rodrigo Bergsleithner
Fotos: Rodrigo Bergsleithner e Divulgação