Semana Cultural terá abertura virtual na próxima segunda-feira

  • Programação terá diversas atrações online. Patrono é o presidente da Academia Santo-Angelense de Letras (ASLE), Renato Schorr

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 07/08/2020 às 10:25   |   Imprimir

A pandemia forçou o cancelamento, adiamento e suspensão de eventos culturais. Afinal, é preciso evitar aglomerações e ficar em casa o quanto for possível. Porém, arte e cultura precisam ter sequência e o caminho encontrado é o virtual.
Neste sentido, produtores e artistas estão se reinventando e em Santo Ângelo contam com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura com diversas ações de incentivo. Desta forma, a tradicional Semana Cultural será virtual neste ano, com uma série de eventos online agendados. Para aproveitar pela internet. Toda programação poderá ser acompanhada pelo Facebook da Secretaria Municipal de Cultura - www.facebook.com/CulturaSantoAngelo/.
“Diante da impossibilidade de promover eventos presenciais, a divulgação online veio como uma alternativa para a gente continuar compartilhando a nossa arte e cultura”, afirma o secretário municipal de Cultura, Marco André München.
Na próxima segunda-feira (10), às 18 horas, será realizada a live de abertura da Semana Cultural, com as participações do prefeito Jacques Barbosa, do secretário municipal Marco André e do patrono Renato Schorr. O músico Rubilar Ferreira fará uma apresentação especial.
Na oportunidade serão lançados os concursos de fotografia e de vídeo, e a abertura das inscrições para o Festival Multiartes Cidade dos Anjos, que selecionará projetos culturais de pessoas físicas e jurídicas de direito privado para receberem financiamentos do Fundo Municipal de Cultura (FMC).
PROJETO
As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto, podendo ser inscritos projetos de produção, produção virtual e circulação artística. A iniciativa distribuirá R$ 70 mil, contemplando 28 projetos no valor de R$ 2,5 mil, cada, conforme divisão por finalidade, segmento cultural e modalidade do proponente.
Os projetos aprovados terão apresentações virtuais de 30 a 60 minutos em plataformas digitais disponibilizadas pela Secretaria.
Os projetos apresentados deverão, obrigatoriamente, serem classificados em uma das seguintes finalidades, segmentos culturais e modalidades de projeto: Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Circo; Culturas Populares; Dança; Literatura; Música; Patrimônio Cultural e Memória; Projetos Especiais e Teatro.
O regulamento do concurso está à disposição dos interessados no site https://pmsantoangelocultura.abase.com.br/site/leis. Os projetos deverão ser cadastrados, exclusivamente, pelo e-mail: fmcsantoangelo@gmail.com, até as 23h59min do dia 25 de agosto de 2020.
A programação da segunda-feira (10) será encerrada com a exibição do documentário “Isabel, a parteira que criou um hospital”.
PROGRAMAÇÃO
Na terça-feira (11), às 17h30min, será apresentado o documentário “Estação 21, uma viagem no tempo através da História”, que aborda a Estação Férrea de Santo Ângelo. Às 19h30min será apresentado o documentário “Cinema em nós”, destacando as salas de cinema da Capital das Missões.
Para a quarta-feira (12), está programada a apresentação do vídeo sobre o Museu Municipal Olavo Machado, às 11 horas. Para as 17h30min está prevista a apresentação do documentário “Sant Angel de La Guardia - San Angel Custódio”, destacando a chegada do padre Diogo Haze e dos índios em 1707. E às 19h30min será apresentada uma entrevista com o membro da ASLE, Paulo Prado.
Uma entrevista com o patrono da Semana Cultura, Renato Schorr, às 17h30min, será a primeira atração da quinta-feira (13). A Cia Burzum fará um show especial às 19h30min.
DVD CANTO MISSIONEIRO
Na sexta-feira (14), às 10h30min, será apresentado o documentário “Diversidade Religiosa” e às 20 horas será realizado o lançamento do DVD do 12º Canto Missioneiro da Música Nativa e do 11º Canto Piá Missioneiro, com a apresentação das músicas finalistas e dos premiados no festival.
DRIVE-THRU SOLIDÁRIO
No sábado (15), será realizado um drive thru solidário, das 9 às 12 horas na Praça Leônidas Ribas, com arrecadação de agasalhos. Cada doação será retribuída com CDs, DVDs e livros. Os agasalhos serão repassados para a Central do Bem.
A programação seguirá na próxima semana com diversas atrações virtuais.

Texto: Hogue Dorneles
Foto: Fernando Gomes/Arquivo