Museu Municipal recebe a Santa Bárbara Missioneira na próxima sexta-feira

  • Imagem foi restaurada na PUC e será aberta à visitação pela comunidade através de agendamento

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 30/11/2020 às 10:52   |   Imprimir

Na próxima sexta-feira (4), às 19 horas, será aberta a Exposição Santa Bárbara Missioneira no Museu Municipal Dr. José Olavo Machado. A data foi escolhida por tratar-se do Dia da Santa. A visitação dos interessados será feita por agendamento por meio do telefone 3312-0104.

Na abertura estarão representantes dos organizadores da Exposição: Secretaria Municipal de Cultura, Núcleo de Arqueologia, Museu Municipal, Escola de Humanidade e seu Grupo de Pesquisa de Arte Sacra Jesuítico-Guarani e Luso-Brasileiro da PUC-RS. A exposição tem ainda a participação do Ministério Público Federal.

A escultura de Santa Bárbara Missioneira foi adquirida em Porto Alegre em 2018 por uma pessoa que a doou ao Museu Municipal Dr. José Olavo Machado de Santo Ângelo, com procedimento mediado pelo Ministério Público Federal. A imagem permaneceu em Porto Alegre para ser estudada e restaurada pelo Grupo de Arte Sacra Jesuítico-Guarani da PUCRS, coordenado pelo professor doutor Edison Hüttner.

A SANTA

Santa Barbara tem uma identidade simbólica marcante na história da fé e da simbologia cristã e católica. É invocada como a protetora das pessoas que trabalham com fogo: bombeiros, mineiros, construtores de túneis e militares. Santa Bárbara passou a ser conhecida como "protetora contra os relâmpagos e tempestades.

A imagem que estará no Museu Municipal tem a base arredondada e características missioneiras. Na base, o selo cor branca escrito à mão indicando a procedência: missioneira. Uma das características da arte jesuítico-guarani são os encaixes e foi identificado o mesmo modelo na escultura de Santa Bárbara.

O trabalho de restauração ocorreu no mesmo espaço e tempo que o Querubim, o anjo missioneiro, recentemente exposto no Museu Municipal. A imagem foi restaurada por Edison Hüttner, professor da Escola de Humanidade na Oficina Museográfica do Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) da PUCRS, com orientação da artista plástica Carla Rigotti, responsável pelo setor de restauração do MCT da PUCRS. Contribuiu na restauração o doutorando do curso de Pós-Graduação em História, Cláudio Lopes Preza Junior.

Texto: Hogue Dorneles

Foto: Divulgação