Semana cultural segue com programação diversificada

  • Primeira edição do Festival Legado da Canção Gaúcha foi lançada nesta segunda-feira (9)

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 09/08/2021 às 13:32   |   Imprimir

A 29ª Semana Cultural de Santo Ângelo está sendo realizada de forma virtual devido a pandemia. A programação se estende até o dia 17 deste mês, enfatizando os 315 anos da Redução de Santo Ângelo Custódio e os 79 anos da Biblioteca Pública Municipal.
Com o tema “Contando e cantando as Missões”, a Semana Cultural foi aberta na noite de domingo (😎, com apresentação de ato gravado no Centro Histórico na tarde de sábado (7), com as presenças do prefeito Jacques Barbosa; vice-prefeito Volnei Teixeira; secretário municipal de Cultura e Esportes, Marco André München e o patrono da Semana Cultural, escritor e pesquisador José Roberto de Oliveira.
Na manhã desta segunda-feira (9), foi realizado no Centro Histórico o lançamento do 1º Festival Legado da Canção Gaúcha. O evento foi idealizado pelo cantor santo-angelense Murilo Vargas e será promovido por um grupo de amigos com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, 14ª Coordenadoria Regional de Educação e Câmara de Vereadores. O evento ocorrerá em 9 de outubro, com transmissão via internet. Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto. Serão três categorias: Mirim – de 5 a 12 anos completos; Juvenil – de 13 a 17 anos completos e Sênior - 18 a 25 anos completos. A inscrição será realizada exclusivamente por meio eletrônico, no e-mail: legadodacancaogaucha@gmail.com, sem cobrança de taxa.
O lançamento contou com as presenças do prefeito Jacques Barbosa; vice-prefeito Volnei Teixeira; secretário municipal Marco André München; vereador Carlos Gonçalves; organizadora Cristina Bergoli; idealizador Murilo Vargas e cantor Eduardo Maycá.
PROGRAMAÇÃO
A programação da Semana Cultural tem transmissão pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura, incluindo o canal do YouTube. Confira a programação:
Segunda, 9
15h30min – Lendas: Danieli Maciel retrata lendas presentes em nosso cotidiano, a lenda da Erva Mate bem como a da Pitangueira. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, recursos da Lei Aldir Blanc.
19h30min – Cantando as Missões: Alusiva as comemorações aos 315 anos de Fundação da Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio (ou Sant'Angel Custódio). O cantor Murilo Vargas apresentará repertório uma homenagem a Santo Ângelo e as Missões.
Terça, 10
10h30min – Contando as Missões: José Roberto de Oliveira falará sobre a Fundação da Redução de Santo Ângelo Custódio.
15h30min – Origens: Sandy Couto, retrata a origem do povo gaúcho e sua formação a partir dos costumes indígenas até os dias atuais. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, recursos da Lei Aldir Blanc.
19h30min – Cantando as Missões: Odilon Bilia apresenta repertório uma homenagem a Santo Ângelo e as Missões. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura.
Quarta, 11
10h30min – Contando as Missões: O historiador Amilcar Guidolim falará sobre aspectos da Fundação da Redução de Santo Ângelo Custódio.
19h30min – Um dedo de prosa missioneira: Estreia do vídeo Esculturas Missioneiras com A Turma do Dionísio.
20h30min – Sotaques da Gaita de Botão: Tiago Quadros traz em seu repertório uma homenagem às Missões. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, recursos da Lei Aldir Blanc.
Quinta, 12
10h30min – Contando as Missões: José Roberto de Oliveira aborda a constituição de Santo Ângelo Custódio.
15h – Trem das Missões: Coletiva de imprensa para lançamento do projeto Trem das Missões.
19h30min – Cantando as Missões: Os cantores Erlon Pericles e Ângelo Franco apresentaram repertório enfocando Santo Ângelo e as Missões.
Sexta, 13
10h30min – Contando as Missões: O historiador Amilcar Guidolin conta relatos sobre o desenvolvimento da Antiga Redução de Santo Ângelo após a implementação da ferrovia e suas consequências futuras.
19h30 – Cantando as Missões: O cantor Eduardo Maycá apresenta músicas sobre Santo Ângelo e Missões.
Sábado, 14
10h30min – Contando as Missões: O diretor de Turismo de Santo Ângelo e guia turístico, Romaldo Melher dos Santos, fala sobre o turismo cultural e a importância do Centro Histórico de Santo Ângelo para a preservação de nossa história.
15h30min – Conto em alusão aos 79 anos da Biblioteca Municipal: Eduardo Riquinho, através de contações de histórias, entra no lúdico dos contos infantis. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, recursos da Lei Aldir Blanc.
17h30min – Dia Estadual do Patrimônio - Museu Olavo Machado: Terceira edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Através de visita guiada virtual, conheceremos sobre as salas de exposição do Museu Municipal Dr José Olavo Machado.
19h30min – Cantando as Missões: Erlon Pericles e Ângelo apresentam show com músicas sobre Santo Ângelo e as Missões.
Domingo, 15
10h30min – Contando as Missões: José Roberto de Oliveira apresenta relatos sobre a implementação das Reduções Jesuíticas e arte e musicalidade na região.
11h –Orquestra San Angel Custódio: Os maestros Fábio Dalla Costa e Thelma Gomes Pinto trazem em seu repertório uma homenagem a musica erudita e popular.
17h30min - Museu do Cinema: Através de visita guiada virtual, conheceremos o Museu do Cinema Vivaldino Prado.
21h- Programa “O Mundo do CTG”: Programa virtual com participações do Grupo Manotaço e Marinês Siqueira.
Segunda, 16
19h30min – Itaquarinchim, água para Santo Ângelo: Carlos Alves apresenta seu projeto sobre o Rio Itaquarinchim. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, recursos da Lei Aldir Blanc.
20h30min –Terra delli angeli: Apresentação do grupo de dança da Etnia Italiana - Italianos nas Missões.
Terça, 17
10h30min – Aniversário da Biblioteca Pública Municipal: Comemoração dos 79 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, onde diversos autores falarão sobre a história deste importante espaço cultural do município.
15h30min – Contos: Eduardo Riquinho, através de contações de histórias, entra no lúdico dos contos infantis. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, recursos da Lei Aldir Blanc.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes