Governo de Santo Ângelo presta homenagem a Jorge Freitas

  • Cantor santo-angelense é nome de espaço no Centro de Cultura destinado a fomentar novos talentos. “Bandeira que ele sempre hasteou”, afirmou o prefeito Jacques

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 03/11/2021 às 08:17   |   Imprimir

Em uma cerimônia marcada pela emoção de amigos e familiares, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, inaugurou no sábado, 30, a Sala de Ensaios e Oficinas Jorge Freitas, homenageando o cantor santo-angelense, falecido em junho de 2020, aos 59 anos, vítima da Covid-19.
Freitas consagrou-se como um dos maiores intérpretes do nativismo gaúcho, deixando um legado de 500 músicas, entre composições e interpretações, nove CDs e um DVD. O amplo espaço está localizado no Centro Municipal de Cultura San Angel Custódio. A sala está decorada com imagens do cantor, vestimentas gaúchas e troféus conquistados ao longo de sua carreira, timbrando a sua voz em festivais nativistas.
A solenidade teve a participação do prefeito Jacques Barbosa; do deputado Eduardo Loureiro; dos secretários municipais Marco André München (Cultura e Esporte) e Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais); da mãe do homenageado, Joaquina Rodrigues; da irmã Zoila Rodrigues de Freitas e a companheira de Jorge Freitas, Elisa Barbosa; de Marco Augusto München, representando a Confraria Jorge Freitas; integrantes do Grupo de Arte e Cultura Os Costeiros, de Santa Rosa, liderados por seu presidente Jackson Guanaco de Ley; dos músicos Érlon Péricles, Patrício Maicá, Thiago Quadros, Nando Soares; amigos da família e admiradores do cantor.
MANIFESTAÇÕES
Em seu pronunciamento, o prefeito afirmou estar orgulhoso ao inaugurar a Sala Jorge Freitas. “É com orgulho de missioneiro que o Jorge Freitas sempre carregou no peito, que o Governo Municipal entrega esta sala em sua homenagem, espaço que irá oportunizar o surgimento de novos talentos da arte e da cultura missioneira, uma bandeira que o homenageado sempre hasteou neste torrão gaúcho”, declarou Jacques.
O prefeito também destacou que a cerimônia marca um compromisso de governo de dedicar todo o espaço do Centro de Cultura aos artistas locais, atendendo as demandas das conferências municipais de cultura e inseridas no Plano Municipal de Cultura.
O deputado Eduardo Loureiro falou sobre a trajetória do cantor na música regionalista gaúcha e disse que Jorge Freitas teve relevância na concepção do Canto Missioneiro da Música Nativa, que teve a sua primeira edição realizada durante a sua gestão no Executivo.
O secretário de Cultura, Marco André München, amigo de longa data do homenageado, se emocionou em sua manifestação. “Não perdemos um amigo. Me recuso a aceitar que ele partiu. Ele também não está ausente, hoje ele está aqui conosco. Lembraremos sempre de um artista apaixonado pela arte, pelas nossas tradições e, sobretudo, um cantor que espalhava pelos palcos da vida versos que traduziam a essência do gaúcho e da lida de campo”.
München afirmou que a Sala de Ensaios e Oficinas Jorge Freitas será um espaço multicultural, destinado a desenvolver e fomentar as manifestações artísticas de Santo Ângelo e da região. Segundo o secretário, a agenda da sala para 2022 já tem programada oficinas de violão, dança, teatro e pintura, e para os ensaios da Orquestra San Angel Custódio.
Autoridades, músicos, amigos e familiares descerraram placa de inauguração da sala, participaram de coquetel e prestigiaram as apresentações musicais de Érlon Péricles; Thiago Quadros e Nando Soares.
As autoridades também entregaram à senhora Joaquina Rodrigues, cópia emoldurada da Lei Municipal número 4.420/21 de autoria do Executivo que denomina a Sala de Ensaios e Oficinas Jorge Freitas.
 
Fotos: Fernando Gomes