Orquestra San Angel Custódio se apresenta nos 30 anos do Brique

  • Durante todo o mês de novembro, o Brique da Praça está realizando edições especiais para comemorar seus 30 anos de atividades.

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 29/11/2021 às 13:27   |   Imprimir

No último domingo a atração foi a Orquestra San Angel Custódio, um projeto do Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.

O secretário municipal de Cultura, Marco André München, lembra que a Orquestra é fruto de um trabalho iniciado com os maestros Fábio Dalla Costa e Telma Regina Gomes Pinto e o historiador José Roberto de Oliveira e incentivado pelo prefeito Jacques Barbosa.

O objetivo é resgatar obras do Barroco Guarani, que eram comum em todas as reduções da américa espanhola e tocadas nas Missões e partir disto harmonizar técnica e artisticamente, desenvolvendo repertório tradicional de orquestras, com músicas eruditas e populares, realizando assim uma fusão eclética da música universal, incluindo temas de filmes e trazendo no repertório vários estilos, como o rock and roll, a música nativista e peças natalinas.

Uma das característica principais da orquestra, são os arranjos próprios, criados cuidadosamente pelos maestros, pensando justamente no crescimento técnico estilístico do grupo, com a intenção de alcançar o refinamento que o estilo Barroco Guarani exige.

A Orquestra fez sua estreia neste ano, com apresentação na Catedral Angelopolitana, que foi transmitida pelas redes sociais e integrou a programação da 29ª Semana Cultural da cidade e uma segunda apresentação no 99º aniversário da Igreja Metodista de Santo Ângelo. No palco da Praça Leônidas Ribas, no tradicional Show das Onze, a Orquestra San Angel Custódio encantou o público, provando o acerto da iniciativa no resgate cultural a que se propõe.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Divulgação