Protocolado projeto que busca recursos para o Museu Municipal

  • Proposta busca 500 mil dólares do Fundo de Embaixadores de Preservação Cultural dos Estados Unidos

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 03/12/2021 às 08:56   |   Imprimir

A Secretaria de Cultura e Esportes, por meio da equipe do Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, protocolou no dia 30 de novembro projeto buscando fomento para o restauro do local. O projeto busca recursos junto ao edital do Fundo de Embaixadores de Preservação Cultural (AFCP) dos Estados Unidos, que selecionará projetos individuais para preservação do patrimônio cultural no Brasil. Esta é a primeira vez que Santo Ângelo participa de um edital deste tipo.

O edital, número BR-FY22-NOFO 001, visa apoiar financeiramente os projetos selecionados que tenham o objetivo de restauração de edifícios e monumentos históricos no Brasil. O projeto apresentado por Santo Ângelo é para a revitalização do prédio do Museu Municipal enquanto acervo histórico, recuperando e evidenciando as suas fases construtivas que o caracterizam com um bem patrimonial de mais de 300 anos. O recurso solicitado é da ordem de US$ 500 mil.

A equipe responsável pela elaboração do projeto em tempo recorde foi composta pela museóloga Manoela Nascimento Souza e pelo arqueólogo Cristiano de Jesus, contando com a colaboração externa do arquiteto Fernando Edgar Rieck e do engenheiro civil Sílvio Maurício Beck, com apoio do coordenador do Grande Projeto Missões, Álvaro Theisen, e do coordenador da proposta, secretário de Cultura e Esportes, Marco André München.

O resultado da fase 1, será conhecido em março de 2022. Se aprovado, na fase 2 do edital, a equipe desenvolverá e apresentará o projeto final de restauração concorrendo ao recurso para execução do mesmo.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes