Obras do Teatro Antônio Sepp devem iniciar no segundo semestre

  • Definição do cronograma de trabalho será em breve. Secretária estadual da Cultura visitou o prédio da prefeitura que será transformado no Museu Histórico das Missões

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 30/05/2022 às 15:03   |   Imprimir

Em ato realizado em Santo Ângelo, no sábado, 28, foi descerrada a placa do marco fundamental das obras de revitalização e modernização do Teatro Antônio Sepp, com a presença da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, do secretário municipal de Cultura, Marco André München, do chefe de Gabinete da Secretaria de Estado, André Kryszczun, da diretora de Cultura, Marcela Waszkiewicz, do coordenador de Cultura, Douglas Barbosa, do vice-presidente da Academia Santo-Angelense de Letras, Otávio Reichert, e do produtor cultural, Francisco Roloff.
O projeto conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Estado, e continua na fase de captação de recursos.
Na solenidade, Roloff indicou para o segundo semestre a previsão de início das obras no teatro. “Nos próximos dias estaremos reunidos com a empresa responsável pela obra para definirmos um cronograma”, confirmou o produtor cultural.
Beatriz Araújo destacou que a obra de modernização é um resgate de um importante centro difusor de cultura e palco de grandes encontros artísticos.
O prédio do Teatro Antônio Sepp foi erguido há 30 anos. A edificação conta com inspiração arquitetônica brutalista, com materiais à vista, valorizando a riqueza do seu corpo estrutural. Recebeu eventos até 2019, quando precisou interromper suas atividades por conta do seu estado de conservação, que trazia riscos ao público. O projeto de revitalização foi proposto a fim de garantir a integridade estrutural e a continuidade do centro cultural.
MUSEU DAS MISSÕES
Acompanhada da equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Santo Ângelo, a secretária de Estado esteve visitando o prédio do antigo Centro Administrativo José Alcebíades de Oliveira que, em breve, será transformado no Museu Histórico das Missões (MHM), um investimento de R$ 3,2 milhões. Os recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), segundo o secretário Marco André München, já estão depositados em conta específica do projeto.
Beatriz frisou que Santo Ângelo foi um dos seis municípios gaúchos contemplados no Edital + Museus, do programa Avançar na Cultura, que destinou quase R$ 24 milhões para a criação de novos museus, em parceria com as prefeituras.
München informou que o prédio antigo da Prefeitura, ocupado pelo Poder Executivo até fevereiro deste ano, teve a sua edificação foi concluída em 1928 e, na época, abrigava o Fórum e todas as demais repartições federais e estaduais. Em 1994, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico do Município.
O projeto do Museu Histórico das Missões busca manter a integridade das fachadas da edificação e de sua estrutura, que ocupa todo o quarteirão do Centro Histórico. O Plano de Trabalho apresentado prevê investimentos em museografia, identidade visual, aquisição de mobiliário e equipamentos para instalação do museu.
 
Fotos: Rafael Varela