Complexo do Centro de Cultura é da cultura

  • Governo Municipal atende demanda da classe artística e confirma espaço exclusivamente para as diferentes manifestações culturais

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 01/07/2022 às 14:05   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa sancionou nesta semana lei municipal que denomina “Ateliê Livre Valentin Von Adamovich”, sala no centro Municipal de Cultura destinada a fomentar as diferentes manifestações artísticas de Santo Ângelo e da região. O espaço no Complexo Cultural San Angel Custódio era ocupado pelos conselhos municipais que está atendendo em novo endereço (Rua Duque de Caixas, 81).

“Com esta alteração, o Complexo Cultural está destinado em sua integralidade à classe artística de Santo Ângelo, uma antiga demanda da Conferência Municipal de Cultura, do Conselho de Políticas Públicas Culturais e inserida no Plano Municipal de Cultura”, comemorou o chefe do Executivo.

Jacques lembrou que a nova sala presta justa homenagem de Santo Ângelo ao escultor austríaco Valentin Petrus Emmerich Stephan Von Adamovich (06/07/1899 - 29/04/1961) que esculpiu as imagens em pedra Grês da Catedral Angelopolitana. Imigrante austríaco formado em engenharia civil e belas artes, Valentin Von Adamovich viveu parte de sua vida em Santo Ângelo.

O ATELIÊ

O secretário de Cultura e Esporte, Marco André München, afirmou que Santo Ângelo ganha mais um espaço exclusivo e dedicado ao desenvolvimento cultural. “É uma gestão que trabalha pela instrumentalização das manifestações artísticas do município, destinando espaço para a realização de oficinas de desenho, pintura, música, dança, teatro, entre outras formas de expressões da arte. Ao mesmo tempo, presta sua homenagem aos artistas e às personalidades da história de Santo Ângelo e das Missões”, assinalou.

Recentemente o Governo Municipal inaugurou no Centro de Cultura, a Sala de Ensaios e Oficinas Jorge Freitas, homenageando o cantor nativista santo-angelense, falecido em junho de 2020, aos 59 anos, vítima da Covid-19.

Foto: Fernando Gomes/Arquivo