Cerimônia marca a inauguração da nova sede da Academia Santo-Angelense de Letras

  • Nova sede da ASLE foi inaugurada na noite da quinta-feira (06)

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 07/10/2022 às 15:06   |   Imprimir

Em cerimônia realizada no auditório do Centro Municipal de Cultura na noite da quinta-feira (06), foi inaugurada a nova sede da Academia Santo-Angelense de Letras (ASLE), que está situada no anexo do Complexo Cultural, entre a Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay e o Teatro Municipal Padre Antônio Sepp. Durante o ato, houve o lançamento da Revista Talento e a divulgação dos vencedores do Concurso de Poesias que foram agraciados com o "Troféu Sede".

Durante a semana, o prefeito Jacques Barbosa assinou o Termo de Cessão de Uso de Bem Imóvel, cedendo o imóvel localizado na rua Florêncio de Abreu, no Centro Municipal de Cultura, à Academia Santo-Angelense de Letras (ASLE) .

O prédio, de um pavimento e 125 metros quadrados, tem por finalidade para a utilização de reuniões e encontros da Academia de Letras, de modo que possa desenvolver seu trabalho intelectual e literário intrínseco à sua atividade. A construção da sede da ASLE contou com recurso por meio de emenda parlamentar do deputado federal Darcísio Perondi, com contrapartida do município, totalizando R$ 300 mil.

Em seu pronunciamento no ato inaugural da nova sede da ASLE, o prefeito Jacques Barbosa brindou a força da cultura missioneira. "Estamos inaugurando a sede própria da Academia Santo-Angelense de Letras, esta iniciativa brota tudo o que satisfaz a nossa honra, brindando o amor pela cultura missioneira. Estamos juntos por esta iniciativa, a qual trabalhamos juntos desde o princípio. Afinal a cultura não é um supérfluo e nem matéria secundária, é algo primordial em nosso governo. Concretizamos hoje um sonho de quase três décadas de luta, onde um jovem colegiado de intelectuais agora possuem a sua sede própria", disse.

A ACADEMIA SANTO-ANGELENSE DE LETRAS

A Academia Santo-Angelense de Letras (ASLE) foi fundada em 24 de abril de 1993 e formou a sua primeira diretoria em 7 de outubro de 1995, tendo Mário Simon como o primeiro presidente. Hoje, a ASLE é presidida pelo escritor Paulo Prado Machado e conta com 35 cadeiras, ocupadas por escritores com total dedicação à leitura e obras de gêneros diversos, entre eles incluindo cantores e compositores, advogados, jornalistas, militares, mestres e doutores da área da Língua Portuguesa e da Literatura.

TROFÉU SEDE

Durante a cerimônia inaugural da nova sede da Academia de Letras, o prefeito Jacques Barbosa foi um dos agraciados com o "Troféu Sede", que homenageou membros da ASLE e os principais incentivadores deste sonho concretizado.

CONCURSO DE POESIAS

Durante o cerimonial, a ASLE homenageou os vencedores do Concurso de Poesias ao realizar o lançamento da Revista Talento, que premiou Francisco Carneiro Neto (1º lugar), José Dirceu Neto (2º lugar) e Expedito Neves (3º lugar).

PRESENÇAS

Além do prefeito Jacques Barbosa e da primeira dama Juliana Barbosa, o evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vando Ribeiro, do ex-prefeito Luis Valdir Andres e da ex-vereadora Zilá Andres, além do secretário municipal de Cultura, Marco André München, e demais familiares e membros da Academia Santo-Angelense de Letras.

Texto: Rodrigo Bergsleithner

Fotos: Fernando Gomes