Será inaugurada neste domingo a escultura do padroeiro de Santo Ângelo

  • Obra do artista Rogério Bertoldo destaca o “guardião das Missões” e pesa 600 quilos, sendo instalada na Praça Leônidas Ribas

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 24/03/2023 às 09:46   |   Imprimir

Dentro das comemorações dos 150 anos de emancipação de Santo Ângelo, neste domingo (26) será inaugurada na Praça Leônidas Ribas a escultura do Anjo da Guarda, obra do escultor Rogério Bertoldo, conhecido internacionalmente pelo Jardim das Esculturas que mantém em Júlio de Castilhos e por obras em diversos locais. A inauguração está marcada para às 11 horas.
“A estátua é produzia em pedra arenito, com 1,90 metro de altura e pesando 600 quilos. Ela retrata o guardião das Missões, protetor dos povos missioneiro e padroeiro de Santo Ângelo, consagrado à Redução Jesuítica-Guarani de Santo Ângelo Custódio”, observa o secretário municipal de Cultura, Douglas Barbosa.
A escultura apresenta em seu manto elementos da cultura indígena, como a voluta, forma de ornamento em espiral, o sol guarani e a Ave Maria. Como anjo protetor traz também a Cruz Missioneira.
ESCULTOR
Rogério Bertoldo mantém no interior de Júlio de Castilhos o Jardim das Esculturas, com mais de uma centena de obras, sendo o maior espaço de esculturas em pedra das américas.
Na pedra arenito emprega uma técnica rústica de entalhe a machado. Ao todo, já produziu mais de 800 obras, com 40 delas no Parque das Esculturas em Pedras de Nova Petrópolis, o pórtico da cidade de Tupanciretã e esculturas em outros nove municípios.
Texto: Hogue Dorneles
Foto: Divulgação