Pesquisa sobre escultura barroca será apresentada na segunda-feira

  • Imagem de Santo Isidoro fará parte do acervo do Museu Histórico da Missões que está sendo implantado em Santo Ângelo.

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 15/09/2023 às 09:17   |   Imprimir

A apresentação da imagem e da sua pesquisa e identificação será realizada no Museu Dr. José Olavo Machado, às 17 horas de segunda-feira (18). A imagem fará parte do acervo do Museu Histórico das Missões, que funcionará no prédio da antiga Prefeitura.
A pesquisa foi realizada pelo Laboratório de Pesquisas Arqueológicas do Grupo de Arte Sacra Jesuítico-Guarani e Luso-Brasileiro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado pelo professor doutor Edison Hüttner, mestre Douglas Barbosa Pinto de Moura, tecnólogo Antônio Carlos Lopes Cardoso e doutor Éder Abreu Hüttner.
A imagem de Santo Isidoro Missioneiro, o San Isidro Labrador, integra a arte sacra barroca jesuítico-guarani dos séculos XVII-XVIII. A imagem tem 1,31 metro de altura, incluindo a base, e largura de 52 centímetros, com peso de 29 quilos. A escultura foi feita em madeira policromada por José Brasanelli e esculpida nas Reduções Jesuíticas.
A peça foi doada neste ano para o acervo do Museu Histórico das Missões pela família de Antônio Cardoso, diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. A peça pertence ao conjunto de peças sacras missioneiras que compõe o mosaico das obras de arte sacra jesuítico-guarani da Província Jesuítica do Paraguai.
Conforme relato de familiares, a referida peça pertence à família de Bernardino Telles Teixeira desde meados de 1900, este a qual residia na atual cidade de Eugenio de Castro. Já na década de 1940, recebendo como herança, Anadilha Teixeira Cardoso e seu esposo Manoel Lopes Cardoso incorporam aos cuidados familiares a escultura sacra de Santo Isidoro, os quais deram continuidade à devoção popular da imagem sacra, inclusive com festas populares. Em 15 de agosto deste ano, os servidores da Secretaria Municipal da Cultura e Esportes recebem a imagem, junto ao Arquivo Histórico Augusto Cesar Pereira dos Santos, tendo início o movimento para a realização da pesquisa.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Divulgação