CineSolar terá sessões gratuitas no dia 2

  • O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado no Memorial Coluna Prestes, com evento gratuito no dia 2 de dezembro, com início às 19 horas

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 23/11/2023 às 08:23   |   Imprimir

A experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Santo Ângelo com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens.
Com patrocínio da RGE, uma empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, serão exibidos curtas-metragens e o filme “O Auto da Boa Mentira”, no dia 2, com início às 19 horas, no Memorial Coluna Prestes. Em caso de chuva a programação será realizada no Auditório do Centro Municipal de Cultura.
As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
O CineSolar, que em 2023 completa dez anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país.
PLACAS FOTOVOLTAICAS
O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
Com infográficos, iluminação e decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
OFICINAS
Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. Em Santo Ângelo, a oficina foi realizada com estudantes da EMEF José Alcebíades de Oliveira, na terça-feira (21). Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme.
Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL).
Foto: Divulgação