- 08/12/2025
A campanha “Preserve a Nossa História”, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, recebeu sua primeira doação: uma lousa escolar de pedra ardósia, com 10 cm de altura e 13,5 cm de largura. Desde o ano de 1880, o objeto passou por três gerações da família Oliveira, que residia no interior de Santo Ângelo, onde hoje é o município de Giruá.
O item, fundamental para o ensino à época, foi adquirido por Pedro Antunes de Oliveira, casado com Belarmina Lemes de Miranda, com o propósito de alfabetizar os filhos do casal. Posteriormente, foi repassado ao filho Adelino Antunes de Oliveira. Após o falecimento de Adelino, em 1995, sua esposa, Leonora Ferreira de Oliveira, deu a lousa como lembrança à filha mais nova, Teresa Oliveira de Matos.
Reconhecendo seu valor histórico, Teresa e seu esposo, Vilson Antunes de Matos, decidiram doar a peça ao Museu Histórico das Missões, contribuindo para a preservação da memória e do patrimônio educativo da região. “Mais do que um artefato antigo, essa lousa é memória viva de um tempo em que aprender a escrever era sinônimo de esforço, simplicidade e dedicação à educação familiar”, afirmou a coordenadora de Cultura, Cristina Bergoli.
Interessados em doar materiais de valor histórico, como fotografias, documentos, cartas, mapas e outros objetos relacionados a fatos marcantes ou personalidades da região, podem entrar em contato pelo WhatsApp (55) 3312-0184 ou pelo e-mail arquivohistoricosa@gmail.com.








