- 08/12/2025
Iniciou ontem, 17, a programação da 23ª Semana Cultural de Santo Ângelo. A solenidade de abertura foi realizada no hall do Centro Municipal de Cultura na presença de diversas autoridades e lideranças como o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres; o anfitrião do evento, o secretário de Cultura, Julio Matos.
Em pronunciamento, a patronesse da 23ª Semana Cultural, a atriz Maristela Marasca, fez uma retrospectiva do início da carreira, relembrando os fundadores do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio.
A homenageada é formada em Filosofia e atua como atriz no Grupo de Teatro A Turma do Dionísio desde 1988. Em 1993 começou a atuar também como bonequeira, tendo encenado diversos espetáculos.
Maristela já atuou ainda na montagem de diversos espetáculos, participou de inúmeros festivais de teatro em todo o Brasil e até no exterior. Foi figurinista de dez peças teatrais e é autora de nove peças: O Mundo dos Brinquedos (1993), O Voo da Borboleta Azul (1994), Contos de Fada (1998), Em Busca do Tesouro (2000), A Viagem (2002), As Aventuras de Fortúnio (2004), Andarilhos (2009), Reviravoltas do Coração (2011) e Segredos do Rio (2011).
Ao declarar aberta oficialmente a 23ª Semana Cultural, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, destacou a importância de eventos como a Semana Cultural para a preservação da cultura no município. Além disso, Andres ressaltou que Santo Ângelo é privilegiado por possuir uma estrutura como o Complexo Cultural para a realização desse tipo de evento.
Após a solenidade de abertura, os convidados foram presenteados com show de voz e violão de Jony Weber.
As atividades da 23ª Semana Cultural, que é promovida pela Prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria de Cultura, prosseguem até 21 de agosto.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA, 18
– 9 horas: Jornada de Arqueologia Missioneira na Praça Pinheiro Machado
– 9h30 e 14 horas: Espetáculo teatral ‘O Mundo dos Brinquedos’ no Teatro Antônio Sepp
– 18 horas: Oficina de Violão para iniciantes (segunda aula) no Porão das Artes
– 20 horas: Workshop ‘A Temática Missioneira Retratada em Filmes e Documentários’, com a arqueóloga Rachel Machado Rech no auditório do Centro Municipal de Cultura
Texto: Priscila Nhoatto/ AI Prefeitura de Santo Ângelo
Fotos: Fábio Dalla Costa/Especial








