- 28/11/2025
Chuva volta a assolar Santo Ângelo e Itaquarinchim invade residências
-
Precipitações de aproximadamente 160 milímetros inundaram casas e ruas no Bairro Meller Norte. Quatro famílias foram removidas
Assunto: Defesa Civil | Publicado em: 08/06/2017 às 20:14 | Imprimir
Desde a madrugada desta quinta-feira, 08, a Defesa Civil e secretarias do Governo Municipal de Santo Ângelo estão trabalhando de forma emergencial no auxílio às famílias que tiveram suas casas invadidas pelas águas do Rio Itaquarinchim, devidos às precipitações pluviométricas de cerca de 160 milímetros registradas em alguns pontos da cidade entre a quarta-feira e o amanhecer de hoje. As mais atingidas foram residências localizadas próximas ao rio, nos bairros Meller Norte e parte do Parque Industrial, afetando diversas famílias próximas ao campo de futebol do Fluminense.
O município que já teve a situação de emergência decretada pelo prefeito Jacques Barbosa na última sexta-feira, 4, por prejuízos causados pelas fortes chuvas registradas no período de 18 a 31 de maio quando, segundo a Estação Meteorológica da URI Campus Santo Ângelo, as precipitações atingiram a marca de 621,8 milímetros.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Adelar Cavalheiro, com o apoio do Corpo de Bombeiros, na manhã de hoje, mais quatro famílias foram retiradas de suas casas por medidas de segurança e encaminhadas para seus familiares. As águas do Itaquarinchim invadiram em torno de cinqüenta residências, principalmente no Bairro Meller Norte. “Estamos trabalhando para fechar os números exatos. Por enquanto estes números são extra-oficiais, mas preocupam a medida que novas situações de danos estão sendo notificadas à Defesa Civil”, declarou. Uma avaliação preliminar estima que o Rio Itaquarinchim avançou cem metros do seu leito tomando ruas, casas e automóveis.
O que chamou a atenção nos alagamentos foi à grande quantidade de lixo, principalmente garrafas pet, retalhos de tecidos e pneus.
A catadora Suzana Maria Castilhos, residente no Parque Industrial nas proximidades do campo de futebol do Fluminense, diz que mora no local há 13 anos, e embora tenha presenciado outras inundações, esta foi a que atingiu nível mais elevado de água.
Fotos: Fernando Gomes
Últimas Notícias sobre Defesa Civil
- 06/11/2025
- 25/09/2025
- 24/05/2024







