- 28/11/2025
Prefeito apela à solidariedade da população para auxílio a atingidos pelo vendaval
-
Ainda nesta madrugada equipes do Município trabalhavam na desobstrução de vias interrompidas com a queda de árvores e no atendimento às famílias ating
Assunto: Defesa Civil | Publicado em: 23/10/2017 às 14:52 | Imprimir
Os fortes ventos e a chuva torrencial registrados na madrugada desta quinta-feira, 19, em Santo Ângelo, voltaram a provocar prejuízos que ainda estão sendo mensurados pelo Governo Municipal. O amanhecer mostrou um cenário de destruição nas ruas da cidade. Casas destelhadas, postes de energia no chão, árvores derrubadas sobre casas e veículos, obstruindo ruas e avenidas, vitrines estouradas e muros caídos com a força do vento. O Centro Histórico da Praça Pinheiro Machado também foi atingido com destruição parcial do Arco dos Trinta Povos, provocada pela queda de um enorme jacarandá sobre a obra.
Esta é a quarta intempérie somente neste mês e o município está em Situação de Emergência pela segunda vez no ano. O prefeito de Santo Ângelo Jacques Barbosa está apelando para a solidariedade da população na doação de telhas de amianto, lonas e outros materiais que possam auxiliar as famílias que tiveram suas residências atingidas. “É o momento de pedirmos paciência e solidariedade. Estamos trabalhando com todas as nossas equipes e parceiros para retomarmos a normalidade”, afirmou.
Jacques apelou para que as pessoas que receberam lonas nos vendavais anteriores e que não as estão utilizando para que devolvam à Secretaria Municipal da Habitação ou ao Corpo de Bombeiros para o reuso dos materiais em outras residências. “A solidariedade é uma marca da comunidade santo-angelense. E estamos fazendo um chamamento para que a população auxilie com a doação de telhas, lonas e outros materiais que possam ser utilizados na recuperação das moradias de famílias em situação de vulnerabilidade social. Basta que entrem em contato com a Secretaria da Habitação, pelo telefone 3312-2727, que uma equipe irá recolher este material e encaminhá-lo a quem realmente necessita”, pediu o prefeito. Ele argumentou que a comunidade pode fazer a doação através da Campanha Material Solidário, desenvolvida pelo Município, através da Secretaria da habitação.
RELATÓRIO
Ainda na manhã desta quinta-feira, Jacques reuniu a equipe de Governo para um relatório preliminar dos danos causados pelo vendaval da madrugada e determinar medidas administrativas. O prefeito determinou a convocação emergencial dos servidores das secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos, do Meio Ambiente, da Habitação e da Assistência Social para restabelecer a normalidade no cotidiano da cidade. Outra medida anunciada pelo chefe do Executivo, em razão da pouca disponibilidade orçamentária do município, foi o corte em serviços considerados não essenciais para direcionar recursos ao atendimento à comunidade.
Desde a madrugada equipes da Prefeitura estão nas ruas da cidade trabalhando no atendimento à população. Enquanto as secretarias de Obras e Serviços Urbanos e do Meio Ambiente atuavam na desobstrução de ruas da cidade com a retirada de árvores e galhos, a Defesa Civil e a Secretaria Habitação, com o Corpo de Bombeiros, trabalharam no atendimento às famílias cujas residências foram atingidas pelo vendaval. Segundo o secretário da Habitação, Everaldo Oliveira, foram atendidas 80 pessoas no Corpo de Bombeiros e 40 na sede da Secretaria.
No último vendaval, registrado na semana passada, conforme relatório da Habitação, foram realizados 640 cadastros e atendidas com o repasse de materiais 350 famílias, devidamente cadastradas em programas sociais, conforme estabelece os critérios de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.
Jacques Barbosa também manteve contato com a Rio Grande Energia (RGE) que informou a prioridade para o restabelecimento de energia elétrica ao Hospital de Caridade de Santo Ângelo e reparos em postes sobre a vias públicas.
O Executivo manteve contato para receber o apoio do 1º B Com no trabalho de recuperação parcial da cidade.
Fotos Fernando Gomes
Texto: Tarso Weber
Últimas Notícias sobre Defesa Civil
- 06/11/2025
- 25/09/2025
- 24/05/2024







