- 28/11/2025
Seminário capacita para ações da Defesa Civil
-
Prefeito Jacques destacou a participação do órgão na elaboração do Plano de Prevenção a Alagamentos mapeando pontos críticos na área urbana em conjunt
Assunto: Defesa Civil | Publicado em: 11/10/2019 às 16:28 | Imprimir
Foi realizado nesta sexta, 11, o “Seminário Defesa Civil: uma articulação necessária”. A promoção do Conselho Municipal da Defesa Civil ocorreu no auditório do Centro Municipal de Cultura.
O objetivo do seminário foi capacitar e qualificar profissionais que atuam na área de proteção, prevenção e no atendimento à população em situações de emergências e desastres.
O evento contou com as presenças do prefeito Jacques Barbosa; vice-prefeito Bruno Hesse; secretários municipais Everaldo de Oliveira (Assistência Social); Adolar Queiroz (Obras); Rodrigo Flores (Habitação) e Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente); major Paulo Kunkel, coordenador regional de Proteção de Defesa Civil e Adelar Cavalheiro, coordenador da Defesa Civil de Santo Ângelo.
Adelar destacou a importância da capacitação dos voluntários da Defesa Civil, já que a ação acontece sempre em momentos de dificuldades. “A ação preventiva é extremamente necessária. Com pessoas preparadas, sabendo o que tem que ser feito, é muito mais fácil auxiliar a população nesses momentos”.
PREVENÇÃO
O prefeito Jacques Barbosa lembrou que em 2017, Santo Ângelo registrou oito ocorrências de desastres, com vendavais que provocaram danos em residências, nas estradas do interior e na produção agropecuária. “E foi a rápida e efetiva ação das secretarias municipais e da Defesa Civil que atendeu essas comunidades”, afirmou.
Jacques ainda registrou que todas as solicitações da Defesa Civil na área de prevenção e de atendimento à população foram atendidas pelo Governo Municipal, para mitigação de riscos e de proteção à vida do cidadão e de seus bens materiais. “Um trabalho integrado da Defesa Civil com as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras e Serviços Urbanos. Em especial a participação da Defesa Civil na elaboração do Plano Municipal de Prevenção a Alagamentos, com o mapeamento das áreas críticas para inundações e prejuízos”.
Foi destacado pelo prefeito o Plano Municipal de Prevenção a Alagamentos, com investimento de mais de R$ 2 milhões em obras de ampliação da rede de drenagem pluvial da cidade, com recursos do Fundo de Gestão Compartilhada, mais contrapartida do município. Segundo Jacques, a Defesa Civil teve importante participação na elaboração do plano, mapeando áreas suscetíveis a alagamentos e que precisam da intervenção do Governo Municipal, trabalho realizado em conjunto com acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), Campus Cerro Largo.
“Na primeira etapa estão sendo beneficiados os bairros Padoim, Emília, Ditz, e Centro Sul. São 1,3 quilômetros de rede que estão sendo implantadas. No total do plano são sete obras, quatro estão sendo concluídas nesta primeira etapa”, comentou.
O chefe do Executivo lembrou ainda que na segunda etapa, com início previsto para o final deste ano e início de 2020, serão construídas redes de escoamento pluvial na Rua Sepé Tiaraju até a Rua Coronel Carlos de Campos Gay, no Bairro Emília; Avenida Venâncio Aires, entre as ruas Gaspar Martins e Alfredo Leopoldo Fett, entre os bairros Olavo Reis e São Carlos; e Rua 25 de Julho, trecho a partir da Rua Marquês do Herval até o Rio Itaquarinchim.
Durante o seminário, foram realizadas duas palestras. Na primeira, o major Paulo Kunkel falou sobre a legislação e as ações da Defesa Civil; e a psicóloga Melissa Couro abordou a Psicologia nas emergências e desastres.
Fotos: Fernando Gomes
Últimas Notícias sobre Defesa Civil
- 06/11/2025
- 25/09/2025
- 24/05/2024







