- 28/11/2025
Governo Municipal verifica a situação da estiagem no interior
-
Comitiva das secretarias do Meio Ambiente e Agricultura, com a Defesa Civil de Santo Ângelo, conferiram in loco a grave situação vivida na zona rural
Assunto: Defesa Civil | Publicado em: 20/03/2020 às 22:15 | Imprimir
As secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura e a Defesa Civil de Santo Ângelo realizaram visita técnica pelo interior do município durante a semana verificando os prejuízos provocados pela estiagem que assola o meio rural, o que provocou a publicação do decreto de situação de emergência do município na manhã da sexta-feira (20).
Na oportunidade, a equipe da prefeitura esteve presente na localidade da Ressaca da Buriti, onde está situada a tribo guarani Tekoá Piãú, e demais visitas em propriedades agrícolas no Distrito de Buriti, União, Restinga Seca e Atafona, conferindo a situação emergencial da produção agrícola nesta região e os problemas enfrentados com o baixo índice dos recursos hídricos.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, a tribo guarani Tekoá Piãú vai ser beneficiada com a instalação de um reservatório de água emergencial. “Estamos providenciando para a próxima semana este serviço, de forma emergencial, eis que são 15 famílias e 50 pessoas ao todo nesta localidade. Não enfrentam o problema de falta de água ainda, porém o índice está baixíssimo”, explica.
O coordenador da Defesa Civil, Adelar Cavalheiro, ressalta que é evidente a dificuldade encontrada pelos agricultores de modo geral no município, não somente nestas localidades, em virtude da forte estiagem. “O Governo Municipal está providenciando a instalação de novos bebedouros para a dessedentação animal e de novas ações relacionadas aos açudes e poços artesianos”, explica.
O coordenador das Agroindústrias e da Associação dos Produtores da Secretaria Municipal de Agricultura, Diomar Formenton, ressalta que a Administração Municipal já realizou a abertura de 40 novos bebedouros nas localidades do interior e são mais de 70 pedidos aguardando na fila de espera. “Com esta forte estiagem, a estimativa é que o município apresente a perda histórica de 60% na produção de soja, mais de 28% na quebra do milho e 35% na bacia leiteira”, aponta.
Além do secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, do coordenador da Defesa Civil Adelar Cavalheiro e do coordenador das Agroindústrias e da Associação dos Produtores da Secretaria Municipal de Agricultura, Diomar Formenton, esteve presente na visitação técnica o agente ambiental Rafael Rieger Ramos.
Texto/fotos: Rodrigo Bergsleithner
Últimas Notícias sobre Defesa Civil
- 06/11/2025
- 25/09/2025
- 24/05/2024







