Desenvolvimento Social e Defesa Civil auxiliam atingidos pelo temporal

  • Mais de 60 famílias que tiveram suas residências danificadas receberam telhas de fibrocimento

    Assunto: Defesa Civil  |   Publicado em: 08/03/2022 às 11:31   |   Imprimir

O temporal registrado em Santo Ângelo no início da tarde de segunda-feira, 7, causou vários estragos em Santo Ângelo. As fortes rajadas de vento a e chuva forte provocaram quedas de árvores e galhos em vários pontos e atingiram residências, especialmente na zona leste.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Paulo da Rosa, mais de 60 residências foram atingidas com danos parciais, especialmente nos telhados. Aproximadamente 200 pessoas foram atingidas. Em alguns casos, os moradores se abrigaram nas residências de familiares. Não foi necessária a instalação de abrigos públicos.
Ainda na tarde de segunda-feira, 7, as equipes da Defesa Civil e do Banco de Materiais de Construção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania realizaram os primeiros atendimentos com distribuição de lonas, mapeamento dos locais afetados e pré-cadastro das famílias para ser efetivado o suporte com materiais.
Na manhã desta terça-feira, 8, os materiais começaram a ser entregues. Conforme o coordenador do Banco de Materiais de Construção, João Fonseca, uma média de 25 telhas de fibrocimento foi alcançada para cada família atingida. Uma das residências destalhadas é a de Celina Albrecht, no Bairro Missões. Ela reside com os netos de quatro e 12 anos depois do falecimento da filha. Conta que tinha acabado de deixar o neto mais velho na escola e retornado para casa com o menor. “Foi muito rápido, o vento arrancou o telhado”, afirma, agradecendo apoio do Governo Municipal. “Ainda bem que fomos rapidamente atendidos pela Prefeitura”.
Na Linha Paraíso, a residência do servidor público Eurides Bittencourt Vargas, também foi atingida pelo vento. A força foi tanta que arrancou o telhado e destruiu a garagem. Na casa estava a esposa Maria Helena. O dano foi tão grande que o casal teve que se abrigar na casa da filha. Os materiais para a reconstrução foram entregues na manhã desta terça. “Esse auxílio será decisivo para que a gente possa reconstruir a casa”, afirma o morador.
Paulo da Rosa salienta que a orientação do prefeito Jacques Barbosa é para que seja prestada toda a assistência possível para as famílias atingidas pelo temporal e que o trabalho de monitoramento tenha continuidade diante da previsão indicando que nova chuva forte pode ocorrer nos próximos dias.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes