Governo Municipal lança o programa Cidade Empreendedora em parceria com o Sebrae

  • Iniciativa usa estratégias do Sebrae para direcionar e acelerar o processo de desenvolvimento socioeconômico

    Assunto: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO  |   Publicado em: 06/04/2021 às 14:31   |   Imprimir

Na manhã desta terça-feira (6), no salão de eventos da Acisa, foi lançado o Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Governo Municipal e o Sebrae que estabelece a implantação de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo em Santo Ângelo, centrada em eixos como Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora.

No lançamento, o prefeito Jacques Barbosa afirmou que o programa propõe uma transformação econômica, sendo voltado para a gestão e pública e lideranças locais. “Serve para aproximar o poder público da iniciativa privada para qualificar ações, com eixos importantes que são a base para o desenvolvimento”.

Claudiomiro Reis, gestor de políticas públicas do Sebrae, salienta que o objetivo não é apenas trabalhar com o empreendedor, mas abrange o serviço público por meio de seus servidores. “São eixos fundamentais a serem trabalhados para que os municípios possam ser mais ágeis, mais dinâmicos e estejam preparados para a retomada pós-pandemia”.

Jacques ressaltou que a retomada econômica pós-pandemia é uma preocupação do Governo Municipal e o Cidade Empreendedora atuará nessa área, estimulando a participação das empresas locais nos editais de licitação do município, que trabalhará ainda a desburocratização dessas ações. Ele lembrou ainda que a Secretaria Municipal de Educação já desenvolve em parceria com o Sebrae o programa de Educação Empreendedora nas escolas, envolvendo e preparando a comunidade escolar para o empreendedorismo.

PARTICIPAÇÃO

O Programa será executado por dois anos contando com a participação das entidades empresariais como ACISA, CDL, Sindilojas Missões e Agência de Desenvolvimento.

Participaram do lançamento, os secretários municipais João Batista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação); Luis Alberto Voese (Gestão de Finanças); Vinícius Makvitz (Planejamento Urbano e Habitação); Marco André München (Cultura e Esportes); Eliane Carpes (Educação); Adolar Queiroz (Desenvolvimento Social) e Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano); Leandro de Conti (Procuradoria Geral do Município); Eziane Samara Augustin, consultora técnica do Sebrae; Felipe Fontana (ACISA); Gilberto Aiolfi (Sindilojas Missões), José Nilton Ribeiro (CDL); Rodrigo Zucco (Agência de Desenvolvimento) e o vereador Rodrigo Flores.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes