Município disponibiliza emissão online de alvarás

  • Sistema digital simplifica e garante agilidade na formalização de empresas. Contribuinte faz o encaminhamento pelo site www.santoangelo.rs.gov.br

    Assunto: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO  |   Publicado em: 18/05/2021 às 16:21   |   Imprimir

A Prefeitura de Santo Ângelo implantou recentemente o sistema digital para expedição de alvarás de licença de instalação e de localização, garantindo agilidade e segurança no tempo de conclusão do processo, reduzindo a burocracia e dispensando a impressão de documentos.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva, a tecnologia implementada vai facilitar e simplificar a formalização de empresas e é mais um compromisso do Governo Municipal com o desenvolvimento econômico, estimulando a geração de emprego e renda. “É uma solução menos onerosa, ágil e que atende a legislação municipal. Um serviço de excelência para o contribuinte e para o servidor”, afirmou.
 
O SISTEMA
A partir deste sistema digital, o contribuinte acessa o site https://santoangelo.rs.gov.br e clica no link Portal do Contribuinte, em seguida Abertura de Empresa, para dar início ao processo de inclusão, anexando os documentos solicitados.
Conforme João Baptista, um dos benefícios do sistema digital é o acompanhamento da tramitação do processo pelo empreendedor, sem a necessidade de deslocamento ao setor público.
O prefeito Jacques Barbosa comemorou mais esta inovação do Governo Municipal facilitando a vida do investidor local e citou que o alvará online é fruto da parceria estabelecida com o SEBRAE, colocando Santo Ângelo entre as cidades empreendedoras gaúchas.
O município aderiu ao programa Cidade Empreendedora em julho de 2019, auxiliando a gestão na implantação de políticas públicas de apoio e fortalecimento da economia. O secretário de Desenvolvimento Econômico também lembrou que o sistema já disponível atende à reivindicação da classe dos contabilistas.
A tecnologia utilizada em Santo Ângelo é semelhante à de outros centros gaúchos, como Pelotas e Santa Maria, com resultados comprovadamente positivos para os municípios e seus contribuintes.
 
Foto: Fernando Gomes