Programa Cidade Empreendedora favorece o desenvolvimento

  • Ações nas áreas de educação empreendedora e desburocratização são destacadas na parceria entre Governo Municipal de Sebrae

    Assunto: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO  |   Publicado em: 14/10/2021 às 13:04   |   Imprimir

Na manhã desta quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação apresentou os resultados do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Sebrae.
A conquista da Sala do Empreendedor mantida pelo Governo Municipal foi destacada no evento. A Sala do Empreendedor local foi certificada como Diamante pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e pelo Sebrae/RS. A premiação foi entregue ao prefeito Jacques Barbosa no IV Seminário Estadual Brasil Mais Simples, realizado em meio a 30ª Mercopar, em Caxias do Sul na semana passada.
Na abertura do evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva, disse que a prestação de contas que estava sendo feita é uma renovação do compromisso de avançar nas ações em prol do empreendedorismo. “O prefeito Jacques Barbosa elegeu a inovação não apenas como meta, mas como filosofia e prática cotidiana que resulta em avanços e conquistas como o prêmio Diamante da Sala do Empreendedor”.
PROGRAMA
São várias iniciativas que englobam o ‘Cidade Empreendedora’ e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, estão o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.
A coordenadora do Programa, Daniele Schneider apresentou dados do programa, destacando ações nos eixos de educação empreendedora e desburocratização. Dentre as atividades, ela destacou a capacitação dos microemprendedores individuais (MEIs), que recebem orientações inclusive sobre como participar de processos licitatórios. Outra ação salientada foi o alvará on-line. Segundo ela, antes o alvará era expedido entre 20 e 30 dias e após a modernização do processo a expedição ocorre em cinco dias úteis. A meta para 2022 é conceder o alvará em 48 horas.
EXEMPLO PARA OUTROS MUNICÍPIOS
Claudiomiro Reis, gestor de políticas públicas e Armando Petinelli, gerente regional do Sebrae, destacaram o trabalho realizado em Santo Ângelo como exemplo para os demais municípios. Petinelli afirmou que a conquista do Selo Diamante pela Sala do Empreendedor local é resultado do excelente trabalho realizado, com muitos avanços e o propósito do Governo Municipal em integrar todos os setores da sociedade nas iniciativas de valorização e fomento ao empreendedorismo e setor econômico como um todo.
INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO
O deputado estadual Eduardo Loureiro, lembrou do papel fundamental do Sebrae para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas e a importância de ter programas voltados para esse segmento. Elogiou o Governo Municipal, que investe para facilitar a vida dos empreendendores, o que também é inovação.
O prefeito Jacques Barbosa afirmou que o Cidade Empreendedora é um programa de excelência, mas com o desafio de envolver toda a comunidade. “Trabalhamos para criar condições de desenvolvimento nos mais diversos segmentos econômicos, sem esquecer da base, da preparação dos nossos alunos e, também, da qualificação dos servidores”.
O chefe do Executivo saudou a participação dos empresários no processo, pois a desburocratização é fundamental, pois eles sabem como melhorar a rotina, favorecendo o empreendedorismo, o que também é inovação.
PRESENÇAS
Também estiveram presentes ao evento, o vereador Carlos Gonçalves, presidente em exercício da Câmara de Vereadores; José Nilton Ribeiro, presidente da CDL; Gilberto Aiolfi, presidente do Sindilojas Missões; Mauro Tschiedel, vice-presidente da Acisa; Daniel Casarin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da 10ª edição da Feaagri Missões; Laurindo Nikititz, presidente do Sindicato Rural; Tiago Veiga, presidente da Agência de Desenvolvimento; secretários municipais e coordenadores de departamentos da Prefeitura.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes