Santo Ângelo sedia Fórum dos Secretários de Desenvolvimento Econômico

  • Participaram do evento, gestores municipais que representam mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul

    Assunto: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO  |   Publicado em: 09/12/2021 às 08:14   |   Imprimir

O auditório do Parque Científico e Tecnológico (TecnoURI Missões) sediou nesta quarta-feira, 09, o Fórum Permanente do Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do Estado, reunindo representações de dezenas de municípios gaúchos para debaterem políticas públicas integradas e compartilharem experiências de sucesso buscando o fortalecimento das economias locais.

O fornecimento de água nos municípios, o processo de privatização da Corsan e a implantação pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul da plataforma digital “Tudo Fácil”, também estiveram em destaque no encontro. Estiveram presentes no fórum em Santo Ângelo, agentes municipais que representam mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul.

O evento foi aberto pelo prefeito Jacques Barbosa, com a presença do representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rafael Pozzi; do coordenador do Fórum, Rafael Jacques de Oliveira; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva; do diretor Geral da URI Santo Ângelo, Gilberto Pacheco; do gestor de políticas públicas do SEBRAE, Claudiomiro Reis; e da Miss Teen Turismo/RS, Maiara Leal; além de representantes do BADESUL e do BRDE.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O prefeito Jacques saudou os agentes municipais afirmando que o desenvolvimento regional passa pela parceria dos municípios, pela troca de experiências entre todos os setores da sociedade, envolvendo governo, sociedade, universidades e a classe empresarial. Jacques também defendeu obras estruturantes para o desenvolvimento da Região das Missões como a Ponte Internacional em Porto Xavier que facilitaria o transporte da safra de grãos via Porto de Antofagasta, no Chile, e mais agilidade do Estado na condução do projeto de ampliação do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju. “Solicitamos que o representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Rafael Pozzi, leve ao governador e ao secretário de Estado, a nossa preocupação quanto ao projeto de ampliação do aeroporto, uma obra de extrema importância para as Missões e para o Rio Grande do Sul”, assinalou.

O chefe do Executivo esclareceu que o adiamento da entrega do projeto pela empresa contratada pelo Governo do Estado, pode comprometer os voos ligando Santo Ângelo a São Paulo, anunciado pelo governador Eduardo Leite e pela Gol Linhas Aéreas para junho do ano que vem. “Já manifestamos ao governador a nossa preocupação, mas precisamos somar esforços para que o projeto ganhe agilidade”, esclareceu.

Em sua manifestação, o prefeito apresentou os dados que colocam Santo Ângelo como uma referência regional em tecnologia e inovação.

REPRESENTATIVIDADE

O coordenador Rafael Jacques de Oliveira, disse que o evento é uma ação promovida pelo Sebrae em todos os estados da federação e que o Rio Grande do Sul tem o maior Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do Brasil, considerando a participação e a representatividade dos municípios gaúchos nos debates. “São realidades populacionais diferentes, mas demandas semelhantes”, afirmou.

DESCENTRALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

O diretor Geral da URI Santo Ângelo, Gilberto Pacheco, cobrou do Governo do Estado mais condições para o desenvolvimento do meio rural dos municípios gaúchos, com mais estradas e mais tecnologia. “Precisamos articular a descentralização do desenvolvimento e ampliar os debates para o meio rural, que movimenta a economia da maioria dos municípios gaúchos”, argumentou.

Fotos: Fernando Gomes