Incentivos à agricultura familiar e agroindústrias refletem no sucesso da Feaagri Missões

  • Formalização de 18 agroindústrias pelo Governo Municipal e subsídios para micro e pequenas empresas na aquisição de estandes foram lembrados na soleni

    Assunto: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO  |   Publicado em: 05/09/2022 às 11:35   |   Imprimir

A 10ª edição da Feaagri Missões foi aberta na manhã de sábado, 3, reunindo autoridades e lideranças. O evento será realizado até o feriado de quarta-feira, 7, no Parque de Exposições Siegfried Ritter.

Em seu pronunciamento, o prefeito Jacques Barbosa, salientou que após um triste período em que a pandemia global ceifou vida se impôs restrições de convívio, era uma satisfação abrir uma feira para celebrar a vida, a produção e estimular a economia.

“A Feaagri é a vitrine do potencial de Santo Ângelo e das Missões para a agroindústria, a agricultura familiar, indústria, comércio, gastronomia e setor de serviços, agregando aos segmentos econômicos, a nossa rica história cultural que também reflete em outros setores, como a hotelaria e o turismo”, observou.

Jacques também falou sobre as ações do Governo Municipal no setor de agricultura familiar e agroindústrias. Foram formalizadas 18 agroindústrias, com assessoria técnica de nutricionista e veterinário, proporcionando segurança a produtores e consumidores. Comentou ainda sobre o Plano de Saneamento Rural, implantado em parceria com o Ministério Público, é pioneiro no Rio Grande do Sul e reconhecido como um dos três melhores do País pelo Conselho Nacional do MP. Dentro desse Plano, foram ampliados e substituídos mais de 80 quilômetros de redes de abastecimento de água no interior.

Lembrou, também, que em parceria com a Câmara de Vereadores, foram investidos R$ 100 mil em subsídios para que micro e pequenas comerciantes, prestadores de serviços e agroindústrias estejam expondo seus negócios na Feaagri. “Os resultados de uma gestão voltada ao empreendedorismo estão postos. Santo Ângelo foi um dos quatro municípios gaúchos que mantiveram seus empregos durante a pandemia, com dois aumentos consecutivos no retorno do ICMS, 5,28% em 2021 e 12,3% neste ano, fechando os dois últimos anos com saldo positivo de empregos”, frisou.

Na avaliação do prefeito, “é preciso reconhecer nos números positivos o DNA empreendedor do santo-angelense e que encontram no Governo Municipal um parceiro aberto ao diálogo, eu discute, planeja e institui políticas públicas para o desenvolvimento. Costumo dizer que se as empresas estão bem, o município está bem. Se as empresas crescem, o município cresce junto. E a equação é exata. Se as empresas estão bem, o município está bem”.

No ato de abertura, o presidente da comissão central da 10ª Feaagri Missões, Daniel Casarin, e o empresário Carlos Alberto Pippi, diretor-presidente do Grupo Redemaq e que falou em nome dos expositores, lembraram a importância do evento para a valorização da agroindústria e da agricultura familiar, indutores do agronegócio, agregando ainda indústria, comércio, gastronomia e cultura.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes