Centro de Acolhimento ao Imigrante entra em funcionamento em Santo Ângelo

  • Estrutura de atendimento aos estrangeiros está instalada junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Rua Antunes Ribas, número 1096

    Assunto: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO  |   Publicado em: 07/10/2022 às 14:25   |   Imprimir

O Governo de Santo Ângelo deu mais um importante passo para recepção e encaminhamento de estrangeiros e refugiados, buscando assegurar o pleno exercício dos seus direitos, cidadania e dignidade. Entrou em atividade na última semana, o Centro de Acolhimento ao imigrante, estrutura instalada junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, a Casa do Empreendedor, na Rua Antunes Ribas, 1096, em frente ao prédio da antiga prefeitura municipal.

O anúncio foi feito pelo prefeito Jacques Barbosa e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva. Segundo Jacques, a instalação do Centro de Acolhimento ao Imigrante foi definida recentemente pela gestão em reunião do Comitê de Atendimento à Imigração, formado por diferentes secretarias do município, Alibem Alimentos, com o apoio da Polícia Federal. “Estamos colocando à disposição dos nossos irmãos imigrantes uma estrutura de apoio, de orientação sobre a regularização migratória e pleno acesso aos direitos sociais, educacionais e ao emprego”, declarou o prefeito.

O centro é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em conjunto com as secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Saúde e de Educação, com a designação da servidora Marisete Leite, capacitada para o atendimento aos imigrantes. O espaço funciona das 8 horas às 11h30min e das 13 às 16 horas.

De acordo com o secretário João Baptista, o Centro de Acolhimento ao Imigrante fará os encaminhamentos em todas as áreas e também para o emprego, suprindo um déficit de mão de obra em Santo Ângelo que, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é de 350 trabalhadores. “Além do acolhimento e orientação para a formalização da permanência do estrangeiro no país, vamos encaminhá-los para o emprego, com foco na inclusão social e nas necessidades desta população”, assinalou.

Na avaliação do secretário, Santo Ângelo tem registrado uma demanda crescente de estrangeiros em razão do crescimento na oferta de emprego, em especial em setores da indústria local.

Foto: Divulgação