Santo Ângelo recebeu mais de 355 mil turistas em 2022

  • Os números são resultados de estudo desenvolvido pelo Sebrae/RS e Governo do Estado a partir da tecnologia de Big Data

    Assunto: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO  |   Publicado em: 17/07/2023 às 15:33   |   Imprimir

Um estudo realizado pelo Sebrae e o Governo do Estado mapeou o comportamento e traçou o perfil dos turistas e excursionistas que circularam pelos 22 municípios gaúchos pesquisados ao longo de 2022, considerados polos turísticos regionais. O Rio Grande do Sul registrou um volume de visitação de turistas e excursionistas superior a 22,1 milhões no ano passado, segundo o levantamento.
Na região missioneira, Santo Ângelo e São Miguel das Missões estavam entre os pesquisados. Conforme o estudo, Santo Ângelo recebeu 355.163 (média de 973/dia) e São Miguel das Missões 67.936 turistas e excursionistas em 2022.
Segundo a metodologia aplicada do Big Data, são computados os registros captados pelas antenas conforme a utilização dos celulares (ligações, SMS, acesso a dados) e analisados os registros, fornecidos o volume e o perfil do público na região solicitada. A tecnologia não coleta informações pessoais, seus dados são anônimos, agregados e extrapolados.
O relatório explica a diferença entre turista e excursionista: ambos se deslocam para outra cidade, geralmente a uma distância de 70 quilômetros ou mais de seu local de origem para atividades de lazer. O turista permanece por três horas ou mais no município, pernoita uma ou mais noites no local, enquanto o excursionista segue viagem no mesmo dia, sem pernoitar.
FLUXO
O relatório sobre o fluxo turístico foi apresentado na segunda-feira, 10, pelo secretário de Estado do Turismo, Vilson Covatti, e pela coordenadora de projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/RS, Amanda Paim, aos representantes dos 22 municípios gaúchos avaliados, durante encontro realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Santo Ângelo esteve representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva. Também acompanharam a reunião, a agente do Sebrae de Santo Ângelo, Lisiani Uggeri Hampel, e Álvaro Theisen, coordenador do Grande Projeto Missões.
Para o secretário João Baptista, o relatório confirma o potencial de crescimento do turismo em Santo Ângelo e servirá como ferramenta para o aperfeiçoamento das políticas públicas para o setor. Entre os fatores atribuídos para o bom desempenho do município, na avaliação do secretário, estão a ampliação dos voos comerciais no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, os investimentos públicos e privados em grandes eventos culturais, gastronômicos e de lazer e a confirmação de Santo Ângelo como polo regional, referência em saúde, educação e econômica do noroeste gaúcho.
EVENTOS E INVESTIMENTOS
De posse do relatório, entregue pelo secretário João Baptista, o prefeito Jacques Barbosa comemorou o resultado como uma conjunção de esforços de todos os setores econômicos e prevê aumento no fluxo de turistas em Santo Ângelo. “Estamos trabalhando articulados com o setor produtivo e investindo na modernização do Teatro Antônio Sepp com a expectativa de ser uma das melhores casas de espetáculos do interior do Estado, na instalação do Museu Histórico das Missões, na infraestrutura do município e na revitalização dos espaços públicos, criando um cenário favorável para o empreendedorismo na cadeia do turismo”, assinalou.
Jacques também atribuiu o resultado aos grandes eventos sediados no município, citando como exemplo a Fenamilho Internacional, Feaagri Missões, Canto Missioneiro, Festival Cidade das Tortas, Festival Internacional de Teatro, Santo Ângelo em Dança e o Mundialito de Vôlei de Praia, que Santo Ângelo sediará de 2 a 5 de novembro, em arena a ser montada no Centro Histórico.
O chefe do Executivo destacou ainda, como fator determinante para o crescimento do turismo, não apenas para Santo Ângelo, mas para toda a região missioneira, a ampliação dos voos comerciais disponibilizados no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju. “Santo Ângelo pensa grande, por isso estamos avançando em direção ao desenvolvimento”, concluiu Jacques.
Texto: Tarso Weber
Foto: Divulgação