Assinados 27 contratos para implantação de empresas no Distrito Industrial

  • Área de dez hectares está localizada às margens da ERS-218

    Assunto: Desenvolvimento  |   Publicado em: 30/12/2016 às 13:41   |   Imprimir

Um ato histórico foi realizado na quinta-feira, 29, pela atual Administração de Santo Ângelo. Foram assinados contratos para que 27 empresas possam se instalar no Distrito Industrial Léo Fett, que possui uma área de 10 hectares e está localizado às margens da ERS-218, ao lado do Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha). No total foram distribuídos 30 terrenos.

A primeira empresa – a fábrica de rações da Agropecuária Tio Bili – já está instalada na área. Esta é uma das ações que foi encabeçada pelo prefeito Valdir Andres na busca pela retomada do desenvolvimento econômico e social de Santo Ângelo.

Beneficiado com a iniciativa, o empresário Antônio Alberto Gomes Toscani, da Toscani e Valentini, destacou que sem o apoio integral do poder público e sem a criação desses espaços não seria possível que as empresas cresçam.

Também beneficiado com um dos terrenos, o Hospital Santo Ângelo (HSA), implantará no Distrito Industrial Léo Fett uma ampla e moderna lavanderia. O provedor do HSA, Odorico Bessa Almeida, afirmou que vê no prefeito Andres um prefeito empreendedor, que enxerga as necessidades e pensa “grande”, pois quem pensa pequeno continua pequeno. “Para ser grande é preciso pensar grande, pensar no futuro”, frisou Almeida, acrescentando que estas empresas estão sendo beneficiadas como outras já foram no primeiro mandato de Andres como prefeito.

Já o prefeito Valdir Andres salientou que os dois últimos prefeitos tiveram oito anos de mandato e neste governo em apenas quatro anos essa questão que é importante para o desenvolvimento de Santo Ângelo teve significativo avanço. “Sem distritos industriais não é possível desenvolver a capacidade do município e Santo Ângelo patinou vários anos, diferente de outros municípios da região como Santa Rosa, Cruz Alta ou Ijuí”.

O último Distrito Industrial de Santo Ângelo foi criado no primeiro mandato de Andres como prefeito há aproximadamente 25 anos.

 

OUTROS DISTRITOS

Além da criação do Distrito Léo Fett, outras duas áreas foram consideradas de interesse público para implantação de empresas – uma de 24,3 hectares, localizada às margens da ERS-344 e outra de 5,18 hectares no Bairro Haller. Um quarto imóvel, com 6,1 hectares, também localizado às margens da ERS-344, abriga o Distrito Industrial Onésio Belmonte de Araújo, exclusivo para a instalação de empresas de reciclagem.

Dois contratos para instalação de duas empresas de reciclagem no Distrito Industrial Onésimo Belmonte de Araújo foram assinados em julho. A JB Almeida & Filho de Santo Ângelo é especializada na coleta e triagem de resíduos oriundos da construção civil. Já a URS de Ijuí realizará a reciclagem dos resíduos provenientes da coleta seletiva do município. A expectativa é que as duas empresas estejam instaladas e em operação no primeiro trimestre de 2017.

Outro avanço no setor foi a criação do Fundo Municipal para a Implantação de Distritos Industriais, que prevê a alocação de recursos para aquisição de áreas que possam abrigar novas empresas, garantindo dessa forma a geração de emprego e renda

CONHEÇA AS EMPRESAS QUE FORAM BENEFICIADAS COM TERRENOS NO DISTRIO INDUSTRIAL LÉO FETT

– Agropecuária Tio Bili (já instalada)

– JBR – Soluções em Concreto Machado da Rocha Construções e Empreendimentos

– Veiga & Somavilla

– Metalúrgica Debastiani;

– Sch&Z Comércio e Serviços

– Júlio Cesar Sanches Lopes

– Cia do Pão

– Donabella Alimentos Ltda

–Crebom

– Formasete Móveis Planejados

– Petenon Agroindustrial

– Carlos Alberto da Silva Perini

–Metalúrgica Medicina;

–Serralheria dois Irmãos

– HSA

– Lizandro Zambom

– Tchebonzinho;

– Servcar Oficina Automotiva

– Ricardo Matos Nimitti

– Toscani e Valentini

– Lerino Materiais de Construção

 

Texto: Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo

Foto: Larissa Dorneles/AI Prefeitura de Santo Ângelo