Santo Ângelo vai ampliar horário das creches

  • As aulas na rede municipal de ensino iniciaram nesta segunda-feira, dia 21, mas alteração será a partir de dois de março

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 21/02/2022 às 13:07   |   Imprimir

A Prefeitura de Santo Ângelo vai ampliar o horário de funcionamento das escolas infantis de tempo parcial. A rede de tempo parcial, com berçário e maternal para crianças de zero a três anos, passará a atender das 7h15min às 12h15min e das 13h15min às 18h15min, a partir do dia dois de março.
As turmas de pré-escola, que atendem crianças de quatro e cinco anos, mantém seu horário normal, funcionando das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
A ampliação do horário foi anunciada pelo prefeito Jacques Barbosa, após reunião com o vereador Valdemir Roepke, o Nanaco, com a coordenação da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), e com o Sindicato dos Professores Municipais. “A ampliação do horário é uma pauta de governo e atende à demanda da comunidade escolar, sobretudo às mães e responsáveis que trabalham durante todo o dia. Além disso, permite melhor adequação das crianças às atividades fora da sala de aula e ao tempo destinado à convivência familiar”, argumentou o prefeito.
Jacques lembrou que, em 2017, na sua primeira gestão, havia uma extensa fila de espera por vagas na educação infantil de Santo Ângelo. “Encontramos uma demanda histórica. Com muito planejamento e organização, trabalhamos para garantir que todas as crianças tenham acesso à educação infantil. Hoje podemos dizer que este déficit está praticamente zerado, garantindo a criança na escola. O desafio agora é ampliar os tempos de oferta”, concluiu.
CRITÉRIOS
Na reunião que teve também teve a presença do secretário de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones; a coordenadora da Educação Infantil da SMEd, Janete Ketzer; da coordenadora Pedagógica da Área de Linguagem da SMEd, Grasiani Ribas Dalpiaz; e da presidente do Sindicato dos Professores Municipais, Rosani Stocker; foram definidos os critérios para as vagas nas escolas de educação infantil.
Para as vagas em turno integral do berçário e maternal, conforme a disponibilidade nos educandários, a SMEd adotará o critério de pontuação, considerando quesitos como o trabalho em tempo integral dos pais; famílias com apenas um responsável pela criança; beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças com deficiência; renda familiar de até três salários mínimos; e famílias com um ou mais filhos matriculados na mesma escola.
 
Fotos: Fernando Gomes