Diretores da Rede Municipal participam de Oficina do Ecossistema de Educação Empreendedora

  • A atividade integra o programa Cidade Empreendedora desenvolvido pelo Governo Municipal em parceria com o Sebrae

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 19/05/2022 às 10:28   |   Imprimir

Na manhã desta quinta-feira, 19, foi realizada a oficina “Ecossistema de Educação Empreendedora” reunindo diretoras das escolas de educação da rede municipal. A programação foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e integra o programa Cidade Empreendedora desenvolvido em parceria do Governo Municipal com o Sebrae.

A oficina teve como objetivo compartilhar informações e orientações sobre os diferentes recursos metodológicos para que os professores possam ter ainda melhores condições para desenvolver o processo de ensino e de aprendizagem.

O prefeito Jacques Barbosa salientou que a educação é a base para as mudanças necessárias e imprescindíveis. “Incentivar o empreendedorismo é uma forma de impulsionar o potencial para a transformação das realidades locais”, observa. O chefe do Executivo lembrou que também numa parceria com o Sebrae é desenvolvido na rede municipal o Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), envolvendo 1.100 alunos. “Não temos como separar desenvolvimento econômico de desenvolvimento humano. É uma transformação que começa pelos professores. A educação muda a vida das pessoas”, argumentou.

Participaram da atividade, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva; Grasiani Ribas Dalpiaz, representando o secretário municipal de Educação Valdemir Roepke, o Nanaco; Claudiomiro Reis, gestor de políticas públicas do Sebrae; Greisse Ten Caten, do Sebrae local e a professora Marone Marchi, representando a direção do Sindicato dos Professores Municipais.

A atividade foi coordenada por Ricardo Ninov, gestor em Educação do Sebrae-RS. Ele acentuou que a oficina serve de inspiração aos educadores para a construção de competências e habilidades essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes e as novas metodologias que serão implementadas nas salas de aula.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes