Implementação da FICAI 4.0: avanço no combate à exclusão escolar em Santo Ângelo

Nesta terça-feira (8), aconteceu no auditório do Ministério Público de Santo Ângelo uma importante reunião sobre a Implementação da FICAI 4.0 no município, promovida pela Rede de Apoio à Escola (RAE). O evento contou com a presença das secretárias municipais Eliane Carpes (Educação) e Rosemeri Rodrigues (Desenvolvimento Social e Cidadania), além de representantes das escolas da rede pública de ensino.

A Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (FICAI) é uma plataforma destinada ao registro, encaminhamento e sistematização de dados de estudantes que não estão na escola por infrequência, evasão ou não acesso. Trata-se de um instrumento existente desde 1997, que sofreu alterações e aprimoramentos ao longo do tempo, chegando agora à sua versão 4.0, mais moderna e eficiente.

O encontro de hoje teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre a implantação do novo sistema, que foi atualizado em termos tecnológicos e metodológicos para proporcionar uma usabilidade mais intuitiva e dinâmica, integrando as diferentes áreas envolvidas no combate à exclusão escolar - Educação, Conselho Tutelar, Ministério Público, Assistência Social, Saúde e outras.

“Com essa implementação, Santo Ângelo dá mais um passo significativo para garantir o acesso e permanência de todas as crianças e jovens nas escolas, combatendo a exclusão escolar de forma mais eficaz e integrada”, ressaltou a secretária de Educação, Eliane Carpes.