- 28/11/2025
Uma série de reivindicações foi apresentada ao prefeito Jacques Barbosa pelos desportistas representados no Conselho Municipal de Esportes (CME), em audiência realizada no Gabinete do Executivo com a presença dos secretários de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Vando Ribeiro de Souza, e de Obras e Serviços Urbanos, Diórlan Zanetti.
Na oportunidade, o prefeito informou o protocolo de projeto junto ao Governo Federal, orçado em R$ 4,29 milhões, para a construção de um Centro de Iniciação Esportiva que contemplaria várias modalidades esportivas. “Esta sinalização de recursos vai possibilitar a execução de um grande projeto na área. O Conselho e os desportistas serão chamados para debater a sua implantação”, garantiu Jacques. O chefe do Executivo também anunciou a instalação de processo licitatório para a construção de dois trechos de ciclovia em Santo Ângelo.
Entre os pontos tratados como fundamental pelos desportistas está à reestruturação do Conselho Municipal de Esportes que, segundo manifestação de seu presidente, Ubérti Messina, não encontrou respaldo na administração municipal anterior para avançar no diálogo e debater a implantação de políticas públicas sugeridas pelo CME. Ele defendeu o diálogo para a construção conjunta do Plano Municipal de Esportes, reunindo o CME, desportistas e o governo local. Messina também deu início às discussões para que o Conselho tenha caráter deliberativo.
ÁREA ESPORTIVA
O pleito que suscitou debates entre os presentes foi à implantação de uma ampla área esportiva que contemple todos os segmentos, sendo ventilada pelos conselheiros a utilização do espaço onde deveria ser construído o novo Centro Administrativo do Município. “É uma das principais demandas da área esportiva de Santo Ângelo. Um local centralizado e em condições de oferecer segurança aos praticantes das diferentes modalidades esportivas”, afirmou o presidente.
Jacques Barbosa disse aos conselheiros que o prefeito tem de ser o gerente da vontade popular e que sua política de governo é a valorização dos conselhos municipais, com participação e diálogo. “Administrar com responsabilidade é ouvir as pessoas e o conselho é este meio. Ações são direcionadas e decisões são tomadas a partir dos conselhos municipais”, afirmou.
O prefeito também anunciou que é receptivo à formatação de um Plano Municipal de Esportes e defendeu o fortalecimento do Fundo Municipal do Esporte. A abertura do diálogo pelo Executivo agradou os conselheiros presentes na audiência e os assuntos tratados serão retomados em reunião do CME que deverá contar com a presença do prefeito e de representantes da gestão das áreas afins.
Fotos: Fernando Gomes








