Governo e desportistas debatem reestruturação do setor

  • Município e Conselho do Esporte discutem planejamento, elaboração de projetos e captação de recursos para eventos

    Assunto: Esportes  |   Publicado em: 05/10/2018 às 13:44   |   Imprimir

Na tarde desta quarta-feira, 03, o prefeito Jacques Barbosa esteve reunido com o vereador Maurício Loureiro, secretário interino de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Jonas Realdi, o presidente Uberti Messina e demais integrantes do Conselho Municipal do Esporte – CME - para abordar assuntos de referência ao esporte local, entre projetos, leis, verbas destinadas e problemas que a área esportiva enfrenta em Santo Ângelo.
Dentre as iniciativas foram relacionados três projetos de leis encaminhados pelo vereador Maurício Loureiro ao Executivo. Uma lei para que o Conselho Municipal do Esporte passe a ser deliberativo, outra lei que prevê a criação de três setores relacionados ao esporte, setor ocupacional, de rendimento, e de participação. A última lei trata sobre o Sistema Municipal de Esporte, criando dimensões com o Plano Municipal de Esporte. 
O prefeito Jacques destacou que o esporte é importante para a formação do ser humano, envolvendo a educação e cultura de cada indivíduo. O chefe do Executivo disse que esses projetos de leis serão analisados, e posteriormente compilados, procurando reestruturar algumas secretarias e ligando algumas áreas afins. “O esporte de Santo Ângelo e região está sendo prejudicado por questões políticas e orçamentárias do Estado. Mas, vamos trabalhar para que superemos essas implicações, buscando projetos e aliados para fomentar o esporte municipal nas suas mais variadas categorias”, disse. 
Jacques ainda relatou que o município tem pessoas e grupos esportivos organizados e qualificados, que se mobilizam na hora de planejar e executar um evento, seja ele regional ou municipal. Ele citou como exemplo o 1º Desafio QPM de MTB realizado no Distrito da Buriti, em setembro. 
Segundo o prefeito, quem tiver a intenção de realizar projetos e eventos esportivos em Santo Ângelo, pode apresentar sua ideia ao Governo Municipal, e após os gestores avaliarem será passível de apoio estrutural e organizativo, tanto do Executivo como do Legislativo. “Precisamos dessas pessoas capacitadas, organizadas e que tenham a vontade de fazer acontecer, assim podemos ligar esses grupos com uma equipe de captação de recursos da prefeitura, para aprovarmos a realização de projetos e eventos esportivos”, ressaltou Jacques.

Texto: João Gomes
Fotos: Fernando Gomes