SMEd trabalha nas obras da nova escola de educação infantil

  • Termo de Cooperação entre Estado e Município garante cem novas vagas para berçário, maternal e pré-escola na rede pública de Santo Ângelo

    Assunto: Esportes  |   Publicado em: 23/07/2020 às 08:43   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) está trabalhando nas obras de ampliação, reforma e adequação de área física da Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Catarina Lépori, no Bairro Aliança, que terá um novo educandário de educação infantil.
A expectativa do Governo Municipal é oferecer cem novas vagas em turno parcial para crianças de zero a cinco anos (berçário, maternal e pré-escola).
A secretária de Educação, Eliane Carpes, informou que as equipes estão trabalhando na área externa, com o cercamento da área cedida pelo Estado. Segundo ela, as salas já foram pintadas e serão instaladas divisórias, extensão da rede de energia elétrica e realizados consertos pontuais nas dependências que serão utilizadas pelo município.
Com as aulas paralisadas em razão da pandemia do novo Coronavírus, a previsão da secretária é de que as obras estejam concluídas dentro de 30 dias, em tempo de retomar o ano letivo 2020. Eliane revela que há indefinição sobre o reinício das aulas, embora o Governo do Estado tenha previsão de retomada para setembro. “Mesmo sem uma definição do Estado, estamos trabalhando integralmente para colocar o novo espaço à disposição”, afirmou.
A secretária informou que as matrículas ainda não estão disponíveis e que o anúncio será feito posteriormente.
COOPERAÇÃO
A escola de educação infantil está sendo implantada em função do Termo de Cooperação e Cedência de Área assinado entre o município e o Governo do Estado, pelo prefeito Jacques Barbosa e a titular da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosa Maria de Souza, que cedeu espaço físico na Escola Madre Catarina Lépori, para a abertura de novas vagas.
Conforme o termo, o Estado cederá seis salas amplas na escola com espaço para quatro salas de aula para acolhimento de alunos de zero a cinco anos (berçário, maternal e pré-escola), cozinha, refeitório, biblioteca, sala dos professores e de direção.
“Esta parceria é uma via de duas mãos: enquanto o Estado cede espaços ociosos em suas escolas evitando o fechamento ou a sua deterioração, o município garante o acesso à educação infantil, ampliando a rede de ensino, contemplando as mães chefes de família e trabalhadoras”, declarou o prefeito Jacques.

Texto: Tarso Weber
Fotos: Fernando Gomes