Abertas inscrições para o Programa Skate Escola

  • Crianças na faixa etária entre 8 e 12 anos podem inscrever-se até o dia 20, na Secretaria de Cultura e Esporte e/ou no Ginásio Marcelo Mioso

    Assunto: Esportes  |   Publicado em: 10/05/2022 às 15:09   |   Imprimir

A Secretaria de Cultura e Esporte está com inscrições abertas para o Programa Skate Escola, uma parceria do Governo Municipal com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, e a Confederação Brasileira de Skate (CBSK). As inscrições podem ser feitas até o dia 20 na Secretaria de Esportes e/ou no Ginásio Marcelo Mioso, e serão disponibilizadas 240 vagas para crianças em situação de vulnerabilidade social na faixa etária de 8 e 12 anos.

As aulas terão início dia 1º de junho, na pista de skate da Praça Leônidas Ribas e serão ministradas por profissionais da CBSK, no contraturno à escola, segundo informou o coordenador do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Hed Vilson Pires. “Santo Ângelo é um dos seis municípios brasileiros contemplados com o programa e o primeiro a iniciá-lo”, assinalou.

O projeto Skate Escola foi encaminhado pelo município em 2020, com apoio da Coletiva de Skatistas e receberá um investimento de em torno de R$ 300 mil, com a contrapartida do Governo Municipal.

Para o prefeito Jacques Barbosa, a confirmação do programa para Santo Ângelo vem em um momento de ascensão do skate no Brasil, com grande desempenho nas Olimpíadas 2021 no Japão, consagrando Rayssa Leal, a “Fadinha”, e outros skatistas brasileiros. “Estamos contribuindo para o desenvolvimento físico, mental e social de crianças e adolescentes por meio do esporte, atuando na redução das taxas de evasão e no aumento do rendimento escolar. Também seguimos o nosso plano de governo, democratizando e expandindo a prática do esporte para a formação dos jovens”, concluiu.

O PROGRAMA

A dinâmica do programa prevê a formação de quatro turmas por trimestre com o número máximo de 15 alunos cada. Os meninos e meninas serão divididos por faixa etária e os materiais como equipamento de proteção e skate serão fornecidos durante o período das aulas. Cada núcleo será composto por um professor de educação física, um instrutor de skate e um coordenador técnico, que farão a supervisão das aulas. As aulas em Santo Ângelo serão as terças, quartas e quintas-feiras, em dois turnos.

O Departamento de Esportes fará ampla divulgação do programa nesta semana junto às escolas da rede pública de ensino de Santo Ângelo.